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Empreendedorismo

Qual o perfil de um bom empreendedor? Conheça os principais tipos de perfis e suas características

Perfil empreendedor

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Ter o perfil empreendedor é fundamental para quem quer se destacar em um mercado tão competitivo. Mas é preciso entender qual é o seu perfil e como ele pode ser melhor explorado para alcançar os resultados esperados.

Não é uma tarefa simples iniciar um pequeno negócio, não é mesmo? Por mais que as ferramentas disponíveis sejam cada vez melhores e mais acessíveis, não é fácil empreender com sucesso. Afinal, a concorrência é grande e o mercado exige cada vez mais dos profissionais que querem se destacar. A boa notícia, porém, é que existem várias formas de se destacar entre os diferentes tipos de perfil empreendedor.

Alguns podem se destacar pela inovação, encontrando um nicho de mercado pouco explorado e construindo algo único. Enquanto outros podem fazer o básico, administrando bem o seu negócio para criar resultados positivos no curto, médio e longo prazos. Enfim, existem diferentes perfis de empreendedores e todos eles podem resultar em histórias de sucesso.

O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas sobre o que é um perfil empreendedor, entender em qual tipo você se encaixa e, é claro, conferir algumas dicas sobre as características fundamentais para quem quer se destacar no mercado? Continue a leitura para saber mais!

O que significa ser um empreendedor?

Ser um empreendedor significa criar um negócio próprio a partir das próprias ideias e convicções. Pode ser construir uma marca inovadora de roupas ou até atuar em um mercado já saturado, mas conseguir encontrar um diferencial competitivo. Basicamente, é preciso saber vender um produto, um serviço ou uma ideia e, ao mesmo tempo, conseguir administrar todos os processos e operações.

Quais são os tipos de perfil empreendedorismo?

Mas se trata de um mercado muito amplo e existem vários tipos de empreendedorismo. Que tal conhecer alguns deles?

  • Informal: esse costuma ser o estágio inicial de qualquer empreendedor, começando um negócio de forma informal, como alguém que faz brigadeiros para ajudar nas contas do mês ou faz camisas com estampas divertidas para ter uma renda extra;
  • Individual: é onde começa a profissionalização, com o uso de recursos que potencializem o seu negócio, como a própria internet ou ferramentas que sejam necessárias para aumentar o alcance dos seus produtos ou serviços;
  • Social: acontece quando duas ou mais pessoas se juntam com o mesmo objetivo e passam a administrar o negócio em conjunto, criando ainda uma empresa pequena, mas que já recebe um maior suporte;
  • Franqueado: ser um franqueado também é empreender, já que o profissional está se arriscando no mercado, mas com a diferença de contar com um suporte maior da rede de franquia, fornecendo marca, produtos e até mesmo expertise.
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Quais são os principais perfis de empreendedor?

Dentro dos variados tipos de empreendedorismo, também existem diferentes perfis de empreendedores, certo? Mas você sabe quais são? Confira!

Empreendedor criativo

O empreendedor criativo é aquele que se destaca pela inovação e criatividade dentro de um segmento específico. Ou seja, consegue pensar em alternativas e soluções diferentes do que aquele público-alvo já conferiu. Seja por meio da tecnologia, seja utilizando uma comunicação diferenciada, esse perfil busca sempre construir algo inovador, mesmo que já exista, apostando em um outro direcionamento.

Empreendedor integrador

Já o empreendedor integrador é o profissional que tem o perfil de unir boas ideias para construir uma melhor ainda. Por que não juntar uma ideia boa que já foi falada anteriormente com algo que ainda não foi colocado em prática? Saber otimizar o melhor de cada ideia, pessoa ou ferramenta, integrando soluções diferentes para construir uma experiência melhor para o cliente final.

Empreendedor administrador

Outro perfil de empreendedor é o administrador, em que a sua principal habilidade é a capacidade de gerenciar um negócio com sucesso. Não precisa ser uma marca inovadora ou uma solução muito melhor do que a dos seus concorrentes, o foco está mesmo na administração da empresa com eficiência, com a utilização adequada de todos os recursos disponíveis para vender mais e mais.

Empreendedor promotor

A comunicação também é outra característica muito forte no perfil de empreendedor promotor, em que se destaca por saber como promover uma marca. A ideia é utilizar os canais de comunicação certo, como Instagram, WhatsApp ou até mesmo TikTok, para promover o seu negócio, criando um diálogo direto e prático com a sua audiência, o que representa o aumento dos resultados também.

Quais são as características de um bom empreendedor?

Mas, afinal, quais são as características necessárias para ser um bom empreendedor?

Iniciativa

Toda a história de quem tem perfil empreendedor começa com uma atitude, com uma iniciativa em solucionar um problema. Tomar decisões e buscar saber o que deve ser feito para melhorar o seu negócio é essencial. Se trata de uma característica indispensável, já que muitas vezes o empreendedor depende apenas das suas próprias forças (e iniciativas) para conseguir os seus resultados.

Persistência

A persistência é outra característica muito importante para um empreendedor, afinal, não é simples (nem rápido) conseguir resultados positivos. Uma ideia pode ser excelente, mas isso não significa que os números vão aparecer de uma hora para outra. É preciso ter paciência e persistência para continuar criando soluções para que o seu negócio consiga se destacar.

Criatividade

Seja em níveis mais altos, seja em níveis mais baixos, a criatividade é essencial quando se fala em empreendedorismo. Como mostramos acima, pode ser ao saber como fazer mais com os ativos disponíveis ou encontrar diferentes formas de se comunicar com uma audiência. Existem vários caminhos para promover seu negócio com sucesso.

Persuasão

Também é preciso ter um bom poder de convencimento, ou seja, a persuasão é uma característica muito importante. Conseguir fazer uma parceria com um fornecedor, por exemplo, ou até mesmo mostrar para investidores como a sua ideia pode ser interessante. Para isso, também é necessário ter um conhecimento sobre tudo o que está sendo feito não só no seu negócio, mas no mercado como um todo.

Visão de negócio

O conhecimento específico sobre o mercado em que atua é fundamental, mas o empreendedor também precisa ter uma visão de negócio. Isso significa saber como administrar a sua empresa, desde fundamentos mais básicos da administração até mesmo pensar em questões como logística e estoque. A paixão por uma área de atuação é importante, mas é preciso ter conhecimento técnico também.

Aprendizagem contínua

Para quem quer ter um negócio de sucesso, também é preciso buscar constantemente por conhecimento. Sem isso, o seu negócio vai acabar ficando para trás em um mercado tão competitivo. A aprendizagem contínua é, portanto, essencial para o empreendedor se destacar. Seja encontrando novas oportunidades, seja identificando melhores maneiras de administrar o seu negócio.

Como destacar seu negócio no mercado?

Mas o que pode ser feito para ter sucesso no mercado? Listamos algumas dicas que podem ajudar!

Escolha algo interessante

Como abordamos acima, os desafios de empreender são muitos, portanto, é fundamental que você invista o seu tempo — e recursos — em uma atividade pela qual você tenha mais interesse e paixão, e que esse seja o seu principal estímulo para encarar a rotina de um empreendedor no Brasil. É um primeiro passo para ter ainda mais motivação e prazer no seu dia a dia de trabalho.

Ao trabalhar com uma área ou setor com que você tem mais afinidade, as chances de sucesso são muito maiores, além do prazer em cada decisão e desafio a ser enfrentado para apresentar algo novo e eficiente ao mercado. O fundador da Nike, por exemplo, era um aficionado por corridas e foi essa paixão que o levou a criar uma das maiores empresas de calçados esportivos do mundo.

O cenário ideal, porém, é conseguir encontrar uma atividade que seja prazerosa e, ao mesmo tempo, você tenha um certo conhecimento. Melhor ainda é ficar por dentro de oportunidades que podem surgir em algum segmento específico, abrindo portas para que você desenvolva uma ideia ou um negócio mais completo e que possa se destacar.

Conheça o mercado de atuação

É fundamental sempre estar atento ao panorama de tudo o que cerca o negócio. Concorrentes, comportamento do consumidor, produtos inovadores, enfim, ficar sempre de olho no que está acontecendo para nunca ficar para trás.

O principal objetivo do empreendedor deve ser evoluir constantemente e, para isso, é preciso estar aberto a conselhos e sugestões, sempre em prol da melhoria do seu negócio e do serviço oferecido ao consumidor ou mercado. Portanto, tenha uma visão ampla e sempre busque mais conhecimento e aprendizados.

A concorrência de mercado, por exemplo, representa o estudo do cenário competitivo no qual a sua empresa se encontra, ou seja, quais são as empresas e os consumidores dentro da área de atuação. Ao imaginar uma startup ou um pequeno negócio, é fundamental compreender quem são os players do mercado, como é feita a disputa, quais são os diferenciais e quais são as possíveis oportunidades.

Divulgue a sua marca

Não se esconda nunca. Na fase boa e, principalmente, nos momentos ruins, é preciso se mostrar disponível para clientes, funcionários, concorrentes e para o mercado em geral. Seja visível para que as pessoas saibam quem é você e quais são seus principais ideais e objetivos no mercado. Dê a cara a tapa nas fases difíceis e seja reconhecido nos melhores momentos.

O empreendedorismo do futuro exige uma participação maior das empresas e marcas no mercado e isso inclui uma participação maior nos canais em que o seu público está presente, como as redes sociais. Seja para anunciar novidades, seja para reconhecer dificuldades e eventuais erros. Uma forma de se manter relevante é investindo na sua presença nos canais digitais, criando uma relação mais próxima com a audiência.

Não se acomode

Entre os principais desafios no empreendedorismo que devem ser evitados pelo profissional está o comodismo. Afinal, o seu negócio pode impactar o mercado por um período, porém, aos poucos, se tornar apenas mais um em meio aos concorrentes.

Mesmo que os resultados sejam sempre positivos, é fundamental não se acomodar na busca por novas soluções para o mercado. Ser um empreendedor de alto impacto passa diretamente por reconhecer que os processos podem sempre ser aprimorados.

Assim, é importante entender que o inovador de hoje, cada vez mais rápido, se torna o obsoleto de amanhã. Acomodar-se é, portanto, algo que deve ser evitado de qualquer maneira para quem quer causar um impacto maior dentro da sociedade.

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Melhor constantemente

Para ter sucesso no empreendedorismo do futuro, é preciso estar de braços e mente abertos para sugestões e conselhos de quem entende do assunto. Saber ouvir também é importante, e uma prática interessante pode ser contar com um mentor ou buscar por conhecimento em instituições indicadas. A ideia é sempre encontrar formas de melhorar os seus processos internos.

O fundamental, porém, é sempre buscar os recursos necessários para que você melhore o que vai ser entregue à sociedade. De livros para empreendedores até cursos que contribuam com mais conhecimento. Quanto mais informações sobre como gerenciar o seu negócio, maiores serão as suas chances de ter um espaço de destaque dentro de um cenário de tanta competitividade.

Os negócios estão apresentando resultados positivos? Excelente, mas não é possível se acomodar, porque novos concorrentes podem surgir, as demandas dos clientes podem mudar, enfim, o cenário é de ainda maior instabilidade. A inovação precisa fazer parte da cultura de trabalho do seu negócio, garantindo que a oferta de valor sempre seja priorizada.

Viu? Existem muitos tipos de perfil empreendedor, ou seja, não tem apenas um caminho para se destacar no mercado. O mais importante, porém, é entender as características fundamentais para conseguir os resultados planejados. Quanto mais informações você buscar e quanto mais esforço fizer para que essas habilidades se destaquem, maiores são as chances de criar um negócio de sucesso.

Agora que você já sabe qual é o seu perfil empreendedor e quais as características que precisa desenvolver para se destacar, o que acha de dar o próximo passo e começar o seu negócio? Aplique suas dicas criando uma loja virtual com a Bagy e venda seus produtos para todo o Brasil!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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