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Como fazer Reels no Instagram? Confira dicas incríveis para aumentar o seu engajamento

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para se destacar no Instagram é preciso fazer mais do que publicações no seu feed no mesmo formato e saber como fazer Reels na rede social pode ajudar bastante na hora de atrair mais clientes em potencial e aumentar o seu engajamento.

Mais do que saber como postar foto no Instagram, é fundamental conhecer todas as funcionalidades da rede social para conseguir ter os melhores resultados possíveis, não é mesmo? Na busca constante por engajamento, entender quais são os recursos da ferramenta pode ser um diferencial importante. E um dos pontos que você precisa é entender como fazer Reels.

Isso significa que não basta apenas publicar um conteúdo no seu feed, é preciso adicionar formatos variados no seu calendário editorial. E ainda mais importante é acompanhar a mudança de comportamento do usuário. Afinal, o que o seu seguidor quer ver quando abre o perfil da sua loja no Instagram? A variedade de conteúdos é essencial para promover e divulgar a sua marca de forma orgânica.

O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas sobre como fazer Reels no Instagram? Se você ainda está com pé atrás e não sabe os reais motivos para investir na produção desse tipo de conteúdo, preparamos este artigo completo sobre essa funcionalidade da rede social. Continue a leitura e confira!

O que é Reels do Instagram?

O Reels é um recurso do Instagram voltado para a produção de vídeos curtos em até 15 segundos. Em um período em que o tempo de atenção do usuário é cada vez menor, a ideia da rede social é aumentar o número de pessoas online com conteúdos simples e divertidos. Com os seus efeitos sonoros e visuais, a experiência de quem está navegando no Instagram se torna ainda mais interessante.

Mas por que o Instagram investiu em outra funcionalidade? O motivo é muito simples: o sucesso do TikTok. Em um cenário de tanta competitividade, é preciso ficar de olho no que estão fazendo ao lado e a rede social chinesa se tornou uma febre em todo o mundo, com mais de 140 milhões dos seus usuários no Brasil. A proposta, então, é tornar o feed do Instagram mais dinâmico.

O ponto positivo de entender como fazer Reels no Instagram é que não exige muito do usuário. Tudo pode ser feito de forma prática pelo próprio celular, com ferramentas de edição muito simples. Isso acelera o tempo de produção de conteúdo e aumenta o engajamento. Para se ter uma ideia, a adição do Reels na rede social gerou um aumento de 4% no número de usuários no Brasil em seu mês de lançamento.

Qual a importância de usar esse recurso?

Mas por que saber como fazer Reels é importante? Para começar, os números acima mostram que os usuários do Instagram se interessam por conteúdos mais rápidos e dinâmicos, certo? Como ignorar esse comportamento dos consumidores em potencial da sua loja? Afinal, de que adianta ter muitos seguidores se, na prática, os conteúdos oferecidos não são atrativos?

Esse recurso possibilita construir uma relação ainda mais próxima com a sua audiência. Estudos mostram que o engajamento com o Reels é 22% maior do que em vídeos em formato comum no feed de uma página. A instantaneidade dos conteúdos faz com que mais pessoas possam se interessar e até quem ainda não conhecia a sua loja pode passar a consumir.

Segundo o mesmo levantamento acima, 50% dos usuários no Instagram utilizam a página “Explore” para conferir novos conteúdos. E fazer um vídeo usando a hashtag certa vai ajudar você a segmentar os seus conteúdos e ampliar o alcance da sua loja. Ou seja, a visibilidade da sua marca tende a aumentar, o que pode ser muito importante para quem ainda está começando o seu negócio.

Outro ponto positivo do Reels é a facilidade em criar conteúdos nesse formato. Mesmo que você não tenha uma equipe e todas as responsabilidades da área de marketing e comunicação sejam suas, os vídeos curtos são simples de serem editados. Dentro do seu planejamento, portanto, torna- se fácil criar uma comunicação simples e fácil de ser consumida.

Além disso, é importante não esquecer do potencial de viralização do Reels. Quer um exemplo? Você fez uma parceria com uma influenciadora para divulgar as roupas da sua loja e o combinado era que um dos conteúdos fosse um Reels divertido experimentando todas as roupas. As chances de viralizar e alcançar um maior número de clientes em potencial é muito maior do que um vídeo comum.

Como fazer Reels no Instagram?

Agora que você já entendeu a importância desse recurso, que tal descobrir como fazer Reels na prática? Confira o nosso passo a passo!

1º passo: tenha o Instagram no celular

Por mais que a versão desktop tenha melhorado nos últimos anos para quem produz conteúdo no Instagram, ainda não é possível publicar vídeos no Reels sem um smartphone. A boa notícia é que não precisa ser o melhor celular, basta ter espaço de memória e uma câmera com boa qualidade. Agora é só baixar ou abrir o aplicativo.

2º passo: abra a câmera no Instagram

Dentro do aplicativo, você deve abrir o recurso da câmera como se fosse fazer um conteúdo para o Stories, o ícone é o mesmo. No canto inferior da sua tela vão aparecer várias opções e, ao lado direito do botão “Stories”, selecione a opção “Reels”.

3º passo: explore os efeitos e recursos visuais

Agora que você já está dentro da funcionalidade Reels, basta selecionar os recursos que vão aparecer na sua tela para deixar o vídeo ainda mais divertido para a sua audiência. Com recursos sonoros e visuais, você pode editar rapidamente o conteúdo e criar uma versão mais dinâmica para ser publicada. Uma das opções permite adicionar músicas de uma trilha do próprio Instagram.

Ainda é possível adicionar o efeito de câmera lenta ou aceleração da imagem. O uso de filtros, fundos e efeitos, muito comuns nos Stories, também é permitido dentro dessa funcionalidade. E todos eles ajudam você a produzir conteúdos que realmente chamem a atenção dos usuários, seguidores e consumidores em potencial para a sua loja.

4º passo: salve ou publique o conteúdo

Pronto, agora que você já editou o conteúdo com alguns efeitos para deixá-lo ainda mais atrativo, chegou a etapa mais fácil: compartilhar. Siga o que planejou, o melhor horário e dia para publicação, reveja algumas vezes e faça a publicação. Caso ainda não seja o momento, você também pode salvar o vídeo como rascunho e depois é só compartilhar o que estiver salvo.

Como divulgar o conteúdo criado?

Mas o que pode ser feito para que os conteúdos em Reels alcancem ainda mais usuários no Instagram? Separamos algumas dicas, confira!

Tenha um roteiro

Um vídeo de 15 segundos precisa de um roteiro? Sim, pode parecer estranho, mas você não quer errar, não é mesmo? Separe alguns minutos para pensar no que vai ficar escrito, nos efeitos que vai utilizar, enfim, crie um roteiro para evitar que qualquer erro passe despercebido e acabe viralizando o conteúdo por outros motivos.

Escolha uma boa capa

A capa do seu Reels é um excelente cartão de visitas e, por isso, é preciso pensar na melhor forma de se comunicar com a sua audiência. Por isso, você deve achar um frame que represente bem o que vai ser o vídeo. O que realmente deve evitar é deixar uma imagem confusa que não seja atrativa para o visitante.

Faça e proponha desafios

Fazer os desafios que estão bombando no Reels do Instagram é uma excelente forma de se tornar relevante na rede social. Mas a sua loja pode sair da área de conforto e propor desafios para que os seus seguidores engajem ainda mais. Por que não desafiá-los com algum conteúdo que promova os seus produtos?

Acompanhe as tendências

As redes sociais exigem acompanhar de perto tudo o que está acontecendo, certo? Saber como fazer Reels não é o suficiente, é preciso entender o que pode ser feito para que os seus conteúdos se tornem ainda mais atrativos e os usuários se sintam motivados a engajarem cada vez mais.

Lembre das hashtags

As hashtags no Instagram são muito fortes e você deve saber explorar cada uma delas no seu Reels. O vídeo pode ficar ótimo, mas os termos certos para captar a atenção da sua audiência, os resultados provavelmente não vão ser tão bons.

Quanto maior for o seu domínio dos canais de divulgação dos seus produtos, maiores são as chances de se destacar. Descobrir como potencializar o trabalho em cada rede social vai ajudar você a gastar menos e atrair mais clientes em potencial para a sua loja.

Entender como fazer Reels é apenas uma das muitas estratégias para se destacar na rede social. O que acha de conhecer outras opções que vão ajudar a sua loja a criar uma conexão ainda maior com os seguidores? Saiba como aumentar o engajamento no Instagram com 10 ações simples que vão te ajudar a engajar o seu público!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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