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Facebook Audience Insights: saiba tudo sobre essa ferramenta

Facebook Audience Insights

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O Facebook Audience Insights é uma ferramenta disponibilizada pelo grupo Meta que agrega informações sobre perfis conectados a uma página e usuários gerais dessa rede social. O intuito é fazer com que as suas campanhas sejam direcionadas para as pessoas certas!

Você tem o desejo de conseguir direcionar todo o seu conteúdo e as suas campanhas pagas para o público certo que vai engajar com a sua marca e fazer o seu negócio crescer ainda mais? Com o Facebook Audience Insights é possível! Você já ouviu falar nessa ferramenta?

Quem utiliza o Facebook comercial não pode se dar ao luxo de se comunicar com as pessoas erradas, porque isso significaria perda de tempo — e principalmente de dinheiro. Por isso, contar com uma ferramenta gratuita que ofereça uma compreensão mais profunda sobre o seu público é essencial. Neste post, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o Audience Insights. Acompanhe!

O que é Facebook Audience Insights

O Facebook Audience Insights é uma ferramenta disponibilizada pelo grupo Meta que agrega informações sobre perfis conectados a uma página e usuários gerais dessa rede social. Com isso, ele permite criar conteúdo relevante e encontrar pessoas compatíveis com o seu público atual.

A partir das informações que você coleta sobre esses usuários, consegue entender o comportamento dos seus seguidores e de perfis parecidos com os deles. Os dados demográficos ajudam a promover diversas ações que são relevantes para que a página da sua loja tenha um engajamento maior.

Além disso, essa ferramenta ainda mostra quais métricas são mais importantes para que você consiga mensurar os resultados das suas campanhas com mais facilidade. Esses dados, então, são recheados de informações bastante valiosas que podem ser facilmente aproveitadas nas suas ações futuras.

O Facebook Audience Insights também oferece todo o suporte para que você conheça melhor quem é o seu público-alvo. Com isso, sua marca consegue alinhar as campanhas para que elas sejam mais relevantes para a sua audiência — o que aumenta ainda mais o número de leads nessa rede social.

A importância de conhecer sua audiência

Quando falamos sobre campanhas pagas na internet, basicamente significa que você investirá recursos valiosos com o intuito de gerar receita. Em outras palavras, o que existe é uma troca: nesse caso, o Facebook concede um espaço à sua marca, além de recursos estratégicos e cliques de pessoas interessadas. O que você tem que fazer para ter isso tudo é pagar.

No entanto, existe algo muito importante o qual essa rede social não cobra — informação. Se você for parar para pensar, não faz sentido uma loja de sapatos masculinos criar conteúdo voltado para as mulheres ou uma loja criar uma promoção de Dia dos Namorados para pessoas solteiras.

É exatamente por isso que é importante conhecer a sua audiência. Com esse pequeno passo, você tem mais chances de direcionar os recursos do seu negócio somente para aquelas pessoas que têm potencial para se tornarem seus clientes. Com isso, é possível economizar dinheiro, mas não só isso: diversas oportunidades de gerar receita se formam.

Vamos supor que você tenha uma loja virtual de artigos esportivos. Para comemorar o título de um campeonato que um time de futebol acabou de ganhar com uma promoção de camisas, faz mais sentido anunciar para um torcedor dessa equipe ou para alguém que sequer se interessa pelo esporte em questão?

Essa é apenas uma simples situação que pode caracterizar o poder que a segmentação de público pode oferecer para o seu negócio. Existem outras diversas possibilidades que oferecem vantagens competitivas que você conhecerá durante essa leitura.

Como o Facebook Audience Insights funciona?

Na prática, o modo como o Audience Insights funciona é bem simples. Quando um perfil é criado, a plataforma do Facebook oferece diversos campos que podem ser preenchidos, como informações como gostos pessoais, preferências e outros dados. Mesmo aquelas pessoas que não sejam usuárias assíduas que assinalam todas as informações, no mínimo, informaram a cidade onde mora, data de nascimento, estado civil e escolaridade.

Com todas essas informações bem distribuídas em um banco de dados, basta orientar o Audience Insights a buscar o que melhor se encaixe nas suas intenções. Dessa forma, no momento em que você segmentar e explorar, o seu público estará lá.

Com uma noção básica do que o Facebook Audience Insights pode oferecer para o seu negócio, você pode afunilar essas informações. A partir desse momento, é possível partir para a parte prática da pesquisa, mas antes é preciso conhecer cada item da ferramenta para extrair as melhores informações para aplicar na sua loja.

Vantagens do Facebook Audience Insights

Como você já percebeu, o Facebook Audience Insights é uma ferramenta bastante poderosa. O seu e-commerce pode ter muitas vantagens ao utilizar esse recurso — muito além de só a possibilidade de personalizar as suas campanhas. Isso porque, com ele, é possível checar informações como:

  • idade, gênero, relacionamento e escolaridade do público;
  • tipos de página que o público curte;
  • localização e o idioma falado pelas pessoas que fazem parte dele;
  • atividade — ou seja, a frequência que elas interagem com a página;
  • dispositivo pelo qual elas acessam a rede social.

Mas, as vantagens não param por aí! A seguir, confira algumas delas.

Valorização da marca

Um dos maiores benefícios dessa ferramenta é que ela permite a criação de campanhas completamente alinhadas aos valores da sua marca. Isso significa que você ao mesmo tempo que conseguirá alinhar o conteúdo com o seu público, fortalecerá a imagem do seu negócio.

Aqui, é importante frisar que isso terá impacto direto nos formatos do conteúdo, além da identidade visual e do tom de voz da marca. Ou seja, com esses dados você conseguirá fazer algo único que fortalecerá a sua imagem não só perante aos clientes, mas à concorrência — além de mostrar quanto a sua empresa está ligada e preocupada com o público.

Entrega de conteúdo alinhado

As informações que você encontra nessa ferramenta são tão específicas que permite que a sua loja desenvolva o conteúdo voltado para um público específico — as pessoas certas para consumirem os seus produtos. Essa é uma ótima vantagem porque você pode concentrar todos os seus esforços nelas, que têm interesse genuíno no que você faz.

Com isso, as chances de construir uma imagem positiva do seu negócio aumentam e muito. Além disso, também tem um grande impacto no orçamento, já que você aloca os recursos no lugar certo e não os desperdiça com um público que não teria potencial de interagir com as campanhas.

Análise de dados ricos

Além dos dados já citados, outra possibilidade que o Audience Insights oferece é a possibilidade de analisar informações ricas. Isso é importante porque uma campanha de marketing ou de vendas de sucesso é determinada por muitos fatores, como o bom uso das informações que você conseguir sobre o público para criar um material customizado e que tenha grande impacto sobre ele.

Como usar o Facebook Audience Insights?

Em primeiro lugar, você precisa acessar a página inicial do Meta Business — antes conhecido como Facebook Business. Depois, é só clicar em “Ferramentas para Empresas” e na seção Análise e Relatórios basta selecionar “Audience Insights”. Um caminho mais rápido é acessar a própria página da ferramenta.

O próximo passo é selecionar “Mais” — que fica ao lado de Ferramentas — e selecionar “Informações”. Na próxima tela, você verá vários dados relevantes na aba de apresentação geral. Mas, para analisar a audiência sem complicações, é interessante conhecer as funcionalidades que o Insights oferece.

Visão geral

Nessa aba, é possível localizar os dados sobre os últimos 7 dias, mas também consegue configurar a pesquisa para mostrar os dados de uma data personalizada. Ali, outras informações disponíveis são as referentes ao alcance, curtidas na página, envolvimento, ações na página, mensagens e visualizações.

Se quiser visualizar informações detalhadas de cada gráfico, só precisa passar o mouse por cima ou clicar no local desejado. Quando selecionar o que deseja, o Facebook mostrará mais dados. Abaixo desses gráficos, aliás, é possível ver informações sobre o impacto das suas publicações mais recentes da sua página com dados como envolvimento, alcance e direcionamento.

Seguidores

Na aba de seguidores, todas as informações sobre as pessoas que seguem a sua página estão disponíveis a partir de gráficos interativos. É possível selecionar um intervalo menor para analisar e poder diferenciar os seus seguidores entre:

  • orgânicos;
  • pagos;
  • os que deixaram de seguir a sua página.

Além disso, você pode acessar um gráfico que mostra de onde as pessoas que começaram a te seguir vieram. Se elas chegaram até a sua página por meio de pesquisa nos motores de busca, dispositivos móveis ou computadores, da sua própria página ou através de aplicações mais específicas, como um API.

Curtidas

Essa parte específica do Audience Insights é similar à aba dos seguidores. Nessa aba, é possível ver um gráfico do total de curtidas na página até o dia da pesquisa, além de um gráfico de curtidas orgânicas, pagas e as descurtidas. Todas essas informações estão disponíveis para identificar a evolução — e o desempenho — do seu perfil.

Ainda nessa aba é possível ter acesso a um gráfico que rastreia de quais locais vieram essa pesquisa. Elas podem ter vindo de:

  • sugestões de página;
  • pesquisa;
  • curtidas restauradas de contas que foram reativadas;
  • sua própria página.

Aqui, é importante ter em mente que, diferente do que acontece em outras redes sociais, dentro do Facebook os usuários podem seguir a sua página, mas não necessariamente curti-la. Da mesma maneira, o usuário também pode curtir uma página, mas optar por não a seguir.

Isso quer dizer que ele pode ser um fã, mas não receber o conteúdo postado diretamente no feed. Por isso, é extremamente importante levar em consideração tanto a análise de curtidas quanto de seguidores.

O interessante dessa aba é que ela está dividida em duas partes. A primeira é a de “Principais categorias”, onde ficam as categorias das páginas mais curtidas pelo público por ordem de maior interesse. Nesse caso, é possível identificar níveis de interesse paralelos à sua busca que trarão informações muito interessantes.

A segunda são as curtidas na página em si, uma lista de páginas mais curtidas que podem ser ordenadas segundo três critérios:

  • relevância;
  • público;
  • Facebook — o número de pessoas ativas mensalmente para a página.

Alcance

A próxima aba é a de alcance. Nela, é possível ter acesso ao alcance total das publicações em determinados períodos e esses dados são divididos entre o alcance orgânico e o pago. Em outro gráfico, já é possível verificar o crescimento de interações do público com os seus posts — como reações, comentários, curtidas e compartilhamentos.

Aqui, também é possível acessar o gráfico de recomendações. Essa é uma métrica extremamente importante porque ela mostra quantas pessoas recomendaram a sua página para amigos e conhecidos.

Visualizações da página

As abas anteriores a essa indicam dados relacionados a ações externas e interações externas. Para realmente visualizar informações sobre as pessoas que visitaram a sua página — ou seja, as que clicaram em um anúncio ou em um post e decidiram bisbilhotar —, é preciso analisar a aba de visualizações.

Nos gráficos nessa parte, você consegue ver por quais sessões da sua página os usuários navegaram: se foi pela página de fotos, de publicações, da sessão sobre o seu negócio ou qualquer outra. Também é possível verificar informações sobre as principais fontes de tráfego, então você consegue monitorar de onde vieram esses acessos.

Pessoas

Para saber quais são os dados demográficos dos seus fãs, seguidores e pessoas que a sua página alcançou, é só acessar a aba de pessoas. Ela é extremamente importante porque fornece informações ricas sobre idade, gênero, localização e faixa etária do seu público de maneira geral.

Além de todas as abas que acabamos de citar, o Audience Insights ainda fornece outras informações relevantes como eventos, publicações, ações na página, stories, mensagens e vídeos. É interessante conferir esses dados também quando precisar qualificar a sua audiência.

Como criar o público-alvo no Audience Insights

Agora chegou o momento de criar o seu novo público-alvo na prática. O primeiro passo é bastante simples: com sua conta do Facebook conectada, basta entrar na página do Audience Insights e clicar no botão azul “Acessar o Audience Insights”.

Depois disso, você notará uma tela com todos os insights do Business Suite. No lado esquerdo da tela, existe uma guia com as opções Visão Geral, Resultados, Conteúdo e, por fim, o Público. O seu foco será esse último.

Se for o seu primeiro acesso a esse painel, você notará uma janela pop-up com algumas instruções. Você pode ler todas elas para se familiarizar com a plataforma ou simplesmente ignorá-las e partir para a próxima etapa.

Aqui, é importante checar se a sua página comercial do Facebook está selecionada — já que não conseguirá criar o público se ela não estiver. Caso a sua conta do Instagram também esteja conectada, ela será selecionada automaticamente.

Na tela que você selecionou, é possível visualizar os dados do seu público atual ou de um público em potencial. A sua análise deve focar na segunda opção, já que é ela que o Facebook seleciona automaticamente quando chega nessa página.

Note que logo abaixo existe a opção “Tamanho do público”. Ela será atualizada em tempo real à medida em que você alterar diversas configurações, assim como diversos gráficos que também fazem parte desses resultados.

Quando você clica no botão de filtro azul no canto superior direito da tela, poderá adicionar informações como:

  • localização do público;
  • faixa etária;
  • gênero;
  • interesses;
  • língua.

Aqui, é interessante pontuar que esses dados que serão apresentados enquanto você preenche os diferentes filtros informam resultados sobre qualquer público que você queira pesquisar e não somente o que já curtiu a sua página. Outro ponto importante é que à medida que você digita os interesses, a plataforma sugere outros para facilitar o seu trabalho.

Uma vez que você já tenha o público que queira analisar, o primeiro gráfico que aparecerá diz respeito à idade e sexo dele. Caso a análise seja para o seu público atual, ele pode fornecer informações relevantes sobre quem está achando a sua conta relevante o suficiente para seguir no momento da sua consulta.

Já se você estiver mirando em um público em potencial, os resultados podem mostrar como são os dados demográficos para os interesses e outros filtros que você selecionou. O de Principais cidades, por exemplo, pode mostrar onde a maioria dos seus seguidores mora ou onde reside a maioria das pessoas com os interesses que você selecionou — seguido pelos principais países.

O filtro Principais páginas, por sua vez, mostra as principais páginas do Facebook que seu público — ou público em potencial — mais gosta. Essa pode ser uma ótima oportunidade de você conhecer outros hobbies ou tópicos que são atraentes para quem você deseja ter como seguidor.

A princípio, esses dados podem até parecer irrelevantes, mas não se engane. Mesmo que essa informação não esteja relacionada diretamente aos produtos que você vende na sua loja, quanto mais você souber sobre o seu público, melhor.

O principal uso do Audience Insights nesse contexto é para encontrar novas pessoas que provavelmente se envolverão com a sua marca. Sendo assim, você provavelmente passará mais tempo na guia de Público potencial.

Ainda na guia de filtros, você pode adicionar mais de um interesse para analisar — o que, geralmente, aumentará o tamanho do seu público. Então, se você já definiu os seus, pode clicar no botão azul “Criar público” para salvá-lo em seu gerenciador de anúncios.

Outra possibilidade é clicar no botão “Criar anúncio” para dar continuidade à sua estratégia e iniciar a parte do processo da criação de anúncios com base nesse público que você acabou de filtrar. Caso precise compartilhar esses dados com uma equipe, também poderá obter essas informações de maneira simples ao clicar no botão “Exportar” — que oferece as opções de arquivo PDF, PNG e CSV.

Como usar os dados do Insights na minha estratégia de marketing?

Depois de conhecer como acessar o Facebook Audience Insights e como criar o seu público nessa ferramenta, você deve estar se perguntando para que serve toda essa quantidade de informações.

Você precisa ter em mente que uma estratégia de marketing não terá bons resultados se não for possível entender o seu público a fundo. Para isso, é preciso — em um primeiro momento, pelo menos — trabalhar com as métricas e os dados de monitoramento que o Facebook disponibiliza. Somente a partir daí você pode partir para uma análise mais aprofundada por meio de pesquisas.

Além disso, ao verificar quais foram os tipos de publicações que geraram mais engajamento, é possível definir quais são os conteúdos que mais agradam o seu público. Dessa maneira, você é capaz de criar uma estratégia de marketing de conteúdo muito mais eficiente para se conectar com os seus seguidores — e, além disso, criar uma comunidade mais engajada.

Viu só como o Facebook Audience Insights é uma ferramenta poderosa capaz de oferecer diversos benefícios? Ao utilizá-la, você não somente conhece seu público mais a fundo como também coleta informações muito relevantes para as suas campanhas de marketing e de vendas futuras.Gostou deste artigo? Então aproveite para descobrir como impulsionar uma publicação no Facebook e continue a expandir o seu negócio!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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