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E-commerce

Conheça 5 e-commerces para se inspirar + dicas para criar o seu o quanto antes

Conheça e-commerces para se inspirar

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Quem sonha em criar uma loja virtual está sempre em busca de e-commerces para se inspirar. Separamos 5 exemplos para você conhecer e obter ideias para montar o seu, além de dicas essenciais para ter sucesso nas vendas online!

Os e-commerces nunca fizeram tanto sucesso. Impulsionados pelas políticas de isolamento social impostas pela pandemia de COVID-19, o que já era uma forte tendência se tornou rotina para a maioria dos consumidores, num instante.

Se antes as compras online eram tidas como uma solução típica para os jovens, agora elas fazem parte da vida de pessoas de todas as idades, bem como de usuários que estão dando seus primeiros passos na tecnologia.

Com toda essa adesão, o seu negócio não pode ficar de fora da internet, até porque seus concorrentes, provavelmente, já marcam presença nos sites, marketplaces e redes sociais. Você não quer ficar para trás, certo?

Se está precisando de um empurrãozinho para colocar a mão na massa, você chegou ao lugar certo. Nos tópicos, a seguir, ensinamos o que não pode faltar em uma loja online profissional e apresentamos 5 e-commerces para você se inspirar. Vamos lá?

Boas práticas para ter uma loja virtual de sucesso

Vamos começar listando algumas práticas essenciais para ter sucesso no comércio virtual. As dicas, a seguir, valem para todos os tipos de negócio, tá bom? Continue a leitura para conferir!

Defina seu nicho de atuação

Pequenos e médios negócios têm muito mais a ganhar ao apostar em nichos do que tentar oferecer uma grande variedade de produtos, como as redes varejistas. O investimento é muito menor, a concorrência é menos agressiva e você ainda consegue se aproximar mais da sua audiência.

Outro ponto importante é que, uma vez definido o nicho (que pode ser moda feminina, moda plus size, cosméticos ou bijuterias, por exemplo), é fundamental se focar nele, especificando sua divulgação e a promoção da sua marca. Sua loja pode até não ter de tudo, mas pode ser a melhor no que ela vende e faz.

Esteja presente nas redes sociais

Seu público está nas redes sociais e é nelas que você pode apresentar o seu negócio e atrair pessoas para seu e-commerce. Nessa prática, você deve evitar ser muito invasiva ou exagerar nos anúncios e promoções. Uma publicação de conteúdos natural combinada com interações espontâneas é a melhor forma de cativar as pessoas nessas plataformas.

Outro ponto importante é que você não precisa esperar a sua loja ficar pronta para começar esse trabalho. O quanto antes construir uma audiência engajada melhor, pois esse processo pode levar um tempinho. Sendo assim, não perca tempo, comece desde já a compartilhar conteúdos relevantes com seu público.

Os agregadores de links são soluções muito práticas para facilitar o acesso aos seus canais de atendimento e vendas, o que inclui seu e-commerce. Com eles, você transforma o link único do Instagram, por exemplo, em uma porta para todos os seus endereços na web, simplificando o acesso a um simples clique.

Além disso, ao utilizar ferramentas gratuitas, como o Bagy.bio, o agregador oficial do Bagy, você ainda pode criar um catálogo de produtos, montar um portfólio, inserir vídeos e muito mais. E o melhor é que tudo isso é somado a um design moderno que se encaixa perfeitamente nos smartphones.

Crie boas descrições para seus produtos

As descrições são frequentemente subestimadas nos e-commerces, mas são essenciais para que seus produtos sejam encontrados, seja dentro da sua loja, seja nas redes sociais e nos buscadores, onde entram as otimizações para motores de busca, o chamado SEO.

Uma descrição bem feita também contribui para a qualidade do seu atendimento. Esclarecendo as principais dúvidas do público de antemão, evita-se que muitas pessoas entrem em contato com você para resolver questões básicas.

Aposte em boas imagens para seus produtos

Quanto às imagens no e-commerce, não há nenhuma discussão. Elas são fundamentais, pois captam instantaneamente a atenção do cliente e são o conteúdo que mais se aproxima da experiência de comparar e comprar produtos em uma loja física. Você deve pesquisar as práticas do seu setor para escolher o melhor estilo de imagem para seus anúncios.

Acessórios e eletrônicos, por exemplo, são geralmente apresentados sozinhos e com fundo branco. Roupas, por outro lado, chamam mais a atenção quando estão sendo usadas por modelos. Cosméticos, por sua vez, costumam atrair mais interações quando colocados juntos a elementos frescos e naturais.

Diversifique os canais de venda

Os consumidores modernos gostam de praticidade e fluidez. Entre outros aspectos, isso significa que obrigá-lo a se dirigir a um canal específico para finalizar a compra pode ser algo desmotivador, além de diminuir suas chances de fazer vendas em outros canais.

Um bom comércio online deve ser multiplataforma, ou seja, estar disponível em diferentes ambientes digitais, como e-commerces, marketplaces e, claro, as redes sociais. Dessa forma, sua empresa é capaz de oferecer uma experiência integrada que torna o processo de compra mais rápido e fácil para seus clientes.

Pontos técnicos que você não pode deixar passar

Montar uma loja virtual nos dias de hoje é muito mais fácil do que era há alguns anos atrás. Com a ajuda de plataformas de e-commerce, você pode criar um site em minutos e começar a vender, mesmo sem ter conhecimento em tecnologia.

Essas facilidades são ótimas, entretanto, é importante se atentar a alguns fatores para que a vantagem não se transforme em prejuízo. Não vamos nos aprofundar em assuntos técnicos, mas você precisa conhecer alguns fatores que são essenciais para ter resultados na web atualmente. Veja só!

Responsividade

Na internet, dizemos que um site responsivo é aquele cujos elementos se adaptam ao tamanho e ao formato da tela utilizada pelo usuário. Em outras palavras, são páginas que funcionam bem no computador, mas também nos tablets e, principalmente, nos celulares.

Boa parte dos acessos ao seu e-commerce, se não a maioria, virão de smartphones, por isso você deve garantir que a sua loja funcione bem nestes dispositivos. Além disso, o Google dá preferência à versão mobile (móvel) dos sites ao incluir novas páginas em seu ranking, o que significa que se as suas páginas não estiverem bem nesse quesito, elas provavelmente não conseguirão rankear bem.

Apoios de navegação

Embora a navegação na internet, especialmente nos celulares, seja algo aparentemente intuitivo, alguns usuários podem ter dificuldades para encontrar alguma informação, escolher produtos ou finalizar compras.

Um elemento que não pode faltar em nenhuma loja online é o campo de busca, principalmente se o seu catálogo é longo. Outro ponto importante é o menu principal que deve dar acesso a todas as áreas públicas do site.

Certificado SSL

Talvez você não saiba, mas esse certificado é aquele cadeadinho no campo de endereços do navegador. Ele tem uma função muito importante que é a de criptografar os dados trocados entre o seu dispositivo e o site.

Muitos navegadores, inclusive, exibem uma mensagem de alerta quando a página não tem esse recurso de proteção. E o Google, assim como acontece com a responsividade, também penaliza sites que não adotam o SSL.

Termos e políticas de serviço

Este é um item que não deve faltar de forma alguma, pois pode influenciar diretamente a operação do seu negócio e abrir brechas para reclamações e até ações judiciais. Todo site, sobretudo os e-commerces, devem ter uma página esclarecendo todos os termos, serviços, regras e políticas do site.

Esse documento público, pois é assim que ele é apresentado, também deve informar todo o seu processo de vendas, deixando claro quais são os direitos e deveres de cada parte, o lojista (você) e o cliente. Um tópico muito importante que também deve ser abordado é o que diz respeito à logística, como prazos de entrega e regras de devolução.

Cadastro e área de membros

Embora seja possível realizar transações sem realizar cadastros, essa é uma forma pouco profissional de abordar o seu cliente e que pode te fazer perder oportunidades. As maiores vantagens de permitir que os visitantes criem contas no seu e-commerce, é que eles podem salvar carrinhos de compra e dados de pagamento.

E não é só isso. Com essas informações em mãos, você pode enviar promoções exclusivas ou criar campanhas de remarketing (quando tentamos recuperar um consumidor que quase fez uma compra, mas acabou desistindo).

Acesso a meios de contato

Como dito, é importante que a sua loja ofereça uma experiência integrada entre várias plataformas. Por mais que seu e-commerce seja seu principal canal de vendas, é recomendável oferecer um caminho fácil para seus outros canais, como redes sociais e WhatsApp.

Para além das vendas, vale citar os meios de contato, suporte e divulgação que também devem ter acesso simplificado quando não fazem parte da estrutura do site. Lembre-se que o atendimento é um ponto chave para ter sucesso em qualquer tipo de negócio.

Meios de pagamento variados

Atualmente, o mercado oferece muitas opções de pagamento, o que, de certa forma, fez o público se “acostumar” a ter essa escolha ao comprar um produto. Nos grandes e-commerces é sempre possível pagar no boleto, cartão, PIX, à vista ou parcelado, e, sendo assim, tenha certeza de que os visitantes da sua loja também esperam por isso.

Observe que isso também é uma forma de criar ações promocionais que podem estimular as vendas, como descontos em pagamentos à vista ou no PIX. E no caso do cartão de crédito, a depender da sua plataforma, pode ser possível criar planos de compras recorrentes, como um clube de assinatura.

Conheça 5 e-commerces para se inspirar

Como prometido, seguem abaixo cinco e-commerces criados com o Bagy, a nossa plataforma de e-commerce, para você encontrar ideias e se inspirar. Confira!

Camaleoa Loja Plus Size (@camaleoaplussize)

A Camaleoa é um ótimo exemplo de empreendimento que soube apostar em um nicho mais específico, mas com enorme potencial de sucesso. Focada em moda feminina plus size, a loja investe na promoção de suas peças nas redes sociais, em especial o Instagram, e conta com um e-commerce que se encaixa perfeitamente ao seu perfil.

Life Biquinis (@lifebiquinis_)

A Life Biquinis é uma loja de roupas especializada em moda praia e moda íntima. Quem está por trás do empreendimento é Maíra Gonçalves, uma enfermeira que, diante da pandemia de COVID-19, decidiu apostar no empreendedorismo. Seu principal canal de divulgação é o Instagram, onde ela mesma atua como modelo de várias de suas peças.

Um diferencial do seu e-commerce que merece destaque é o chat virtual no cantinho da tela que permite um atendimento simples e direto para seus visitantes.

Burguesinha Rosa (@burguesiarosaa)

A Burguesinha Rosa oferece produtos de vestuário feminino para diferentes estilos, tanto no atacado quanto no varejo. A loja comandada por Jack Lopes existe desde 2015 e segue firme no comércio eletrônico. Assim como outras parceiras Bagy, o Instagram é seu principal canal de divulgação

Kerido Espelho (@kerido_espelho)

A Kerido Espelho é uma marca focada em saúde, auto estima e emagrecimento. Em sua loja e nas redes sociais, comercializa cosméticos, inibidores de apetite, suplementos e outros itens nessa linha. No Instagram, a empresa utiliza postagens para esclarecer o funcionamento e a utilização dos produtos que comercializa em seu e-commerce.

Lorena Ferraz Concept (@lorennaferrazconcept)

A Lorena Ferraz Concept é uma loja online de roupas femininas que oferece peças de todos os tipos. O empreendimento está no mercado desde 2010 e, assim como os outros e-commerces citados, utiliza o Instagram como sua principal vitrine de divulgação.

Agora que conhece os ingredientes básicos de uma loja virtual de sucesso e conferiu alguns e-commerces para se inspirar, você vai gostar de saber que é possível criar o seu em apenas 15 minutos, usando apenas o seu celular.

É isso mesmo! Com o aplicativo do Bagy, você realiza o sonho de criar uma loja online rapidamente e ela já vem integrada ao Instagram e ao Mercado Livre. Assim, você não perde nenhuma oportunidade de venda na internet!

Quer saber mais? Então acesse o nosso site e descubra todas as vantagens de ser uma cliente Bagy!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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