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Vendas

Como vender pelo Google Ads? Saiba como criar um anúncio e conseguir mais clientes

Como vender pelo google ads

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Você quer saber como vender pelo Google Ads? Neste artigo, você confere as principais dicas e boas práticas do mercado para começar hoje mesmo. Continue lendo!

Eu sei que você já viu por aí que criar campanhas em outdoors, no jornal ou na televisão seriam ótimos para a sua empresa, apesar de serem muito caras.

No entanto, se você está pensando em gastar o seu dinheiro em anúncios para alcançar um público mais qualificado e fazer mais vendas, então é melhor gastá-lo no lugar certo.

Existe um lugar que possui mais de 259 milhões de visitantes únicos 4,8 bilhões de interações diárias: o Google.

Por isso, a empresa Google criou o Google Ads, com o objetivo de se tornar a principal plataforma de publicidade para as empresas que desejam alcançar mais pessoas online.

Atualmente, dado o alcance amplo do Google, é muito provável que você já tenha visto e clicado em um anúncio ou até mesmo se tornado um cliente.

Agora se você deseja girar a mesa e conseguir os seus próprios clientes, é só continuar lendo este artigo e conferir a nossa série de dicas e boas práticas para você investir no Google Ads e aumentar o seu retorno em vendas e lucro.

Estude o Google Ads

Antes de começar a criar uma campanha, é importante entender o porquê escolher o Google Ads e por onde começar a estudar sobre essa ferramenta.

As campanhas nesta plataforma podem ser muito relevantes dentro de uma estratégia de marketing em uma empresa de e-commerce, por exemplo, pois é capaz de aumentar o retorno sobre o investimento da organização e trazer maior rentabilidade ao negócio.

Veja outras vantagens:

  • aumento de tráfego qualificado nas páginas do site da empresa;
  • possibilidade de aumento do retorno sobre o investimento;
  • maior facilidade em criar campanhas segmentadas para o público ideal e específico para a sua empresa;
  • acesso a um banco de dados exclusivo do Google, facilitando o conhecimento de informações sobre o seu público, como os seus interesses e o que costumam buscar na internet.

Percebe como o Google Ads pode ser extremamente valioso para a sua organização? Se você concorda e deseja começar a estudar, aqui está uma lista de cursos gratuitos:

  1. Skillshop (antiga Google Academy Ads) | Curso gratuito para Google Ads;
  2. Curso Google Ads – Adriano Gianini | Curso gratuito para Google Ads;
  3. Curso de Google Ads para afiliados | Curso gratuito para Google Ads;

Configure uma conta

Agora que você já sabe a importância de estudar o Google Ads, confira o passo a passo para configurar a sua conta.

  1. Acesse a página inicial do Google Ads, clique em “começar agora” e faça o login na sua conta utilizando um e-mail Gmail;
  2. Configure as informações da sua empresa, como idioma, nome da conta, fuso horário e dados de contato. Em seguida, aceite os termos de uso da plataforma;
  3. Configure as informações de pagamento;
  4. Pronto! Agora você já pode começar a criar a sua primeira campanha.

Determine os objetivos

Para cada campanha criada no Google Ads, você deve determinar um objetivo.

Por exemplo:

Você pretende anunciar para o máximo de pessoas possíveis a fim de gerar mais visitas no seu site? Ou você deseja anunciar para um público menor e mais específico, porém com mais chances de vender?

Você pretende anunciar para pessoas que já compraram ou sempre compram de você? Ou, quem sabe, já visitaram o seu site anteriormente? Ou deseja conquistar novos clientes?

O Google Ads possui a opção de selecionar uma meta para facilitar a criação da sua campanha, desta forma ele consegue configurar a campanha automaticamente e garantir que a sua meta será alcançada.

Veja alguns dos objetivos disponíveis:

  • vendas;
  • leads;
  • tráfego do site;
  • consideração de produto e marca;
  • alcance e reconhecimento da marca;

Depois de definir a meta, você também pode selecionar como você deseja alcançá-la. Por exemplo:

  • por meio de visitas ao site;
  • ligações telefônicas;
  • visitas à loja física;
  • download do app;
  • ou escolher mais de uma opção.

Defina o orçamento

Antes de dar início à sua campanha, é preciso também definir o quanto você pretende gastar com os seus anúncios, para que o Google Ads gaste somente o necessário e determinado por você.

Os principais especialistas em mídia paga aconselham que você inicie as suas campanhas com valores mais baixos e, à medida que for ganhando experiência e resultados, poderá ajustar os valores. 

Para definir o orçamento, você deverá escolher o valor a ser gasto diariamente e o limite mensal.

Em seguida, você define a estratégia de lance, onde escolherá a métrica que a campanha deverá focar, por exemplo: conversões, valor da conversão, cliques, etc.

Segmente os clientes

O próximo passo é fazer a segmentação dos clientes, ou seja, escolher o perfil das pessoas que receberão os anúncios da sua marca.

Isso significa que os seus anúncios não aparecerão para todas as pessoas do mundo, mas sim para aquele grupo com características específicas pré-determinadas por você.

Fazendo desta forma, as chances da sua marca aparecer para os seus potenciais clientes é muito maior, garantindo que o dinheiro que você investirá em Google Ads retornará em vendas na sua empresa.

Na hora de fazer a segmentação do público, você poderá definir:

  • idade, gênero ou se o público possui ou não possui filhos;
  • palavras-chave específicas, para que os anúncios apareçam quando o seu público pesquisar por termos definidos por você;
  • assuntos relacionados aos interesses do seu público;
  • campanha de remarketing, que só surge para aquelas pessoas que já interagiram com a sua marca de alguma forma, seja acessando o site da empresa ou entrando em contato, mas sem comprar, por exemplo.

Escolha as palavras-chave

Esta etapa do Google Ads, diz respeito a entender o que o seu público-alvo tem o hábito de pesquisar no Google e quais palavras e termos eles estão utilizando nestas pesquisas.

Neste sentido, cada anúncio criado possui uma série de palavras que correspondem ao seu produto ou serviço, mas que também estão de acordo com o que os usuários buscam na internet.

Para que o Google entregue o seu anúncio para as pessoas certas, é necessário que você já tenha em mente palavras-chave específicas e que façam sentido para a sua estratégia.

Estas palavras podem ser:

  • relacionadas ao seu produto ou serviço;
  • relacionadas à sua marca;
  • que estão dentro do contexto do mercado onde você atua;
  • relacionadas aos principais problemas e desafios do seu público;
  • entre outras.

Ressalte os pontos fortes do seu negócio

Agora chegamos na etapa de criação do anúncio em si, afinal de nada adianta configurar corretamente a sua conta do Google Ads e preencher todas as informações, se o seu anúncio não vai chamar a atenção do seu cliente em potencial.

Por isso, pense sobre:

  • o que te diferencia em relação aos seus concorrentes;
  • como a sua marca é vista pelo mercado;
  • como você gostaria que a sua marca fosse vista pelo mercado;
  • quais são os pontos fortes do seu negócio, ou seja, aquilo que você faz muito bem.

Todas as respostas para estes pontos serão relevantes na hora de construir o seu anúncio. Deixe-os anotados e utilize sempre que for criar uma nova campanha.

Faça a descrição

Antes de finalizar a sua campanha, também é importante criar uma descrição para o seu anúncio.

Para isso, siga estas dicas:

  • seja conciso e direto;
  • utilize palavras-chave na sua descrição/
  • faça uma promessa tangível (que você, realmente, é capaz de cumprir);
  • utilize listas ou números;
  • seja objetivo;
  • seja racional, não prometa nada muito mirabolante ou mentiroso.

A descrição é relevante, pois aparecerá junto ao seu negócio e funcionará como um apoio para atrair a atenção do seu cliente em potencial.

Alinhe o anúncio com a página de destino

Cuidado! O seu anúncio pode ser perfeito e atrair um público correto e pronto para comprar, porém se ele chegar a página de destino, seja o site ou uma página avulsa, e encontrar informações diferentes, ele vai desistir da compra e perderá a confiança na sua marca.

Portanto, não poupe cuidados e tenha atenção redobrada na hora de criar uma campanha no Google Ads.

Pense em cada campanha em conjunto com cada página de destino. As promessas precisam estar iguais, bem como os gatilhos utilizados, números, valores, termos ou mesmo os produtos.

Para se assegurar, você pode pedir para que uma terceira pessoa verifique a campanha e a página de destino, faça uma revisão e confirme se está tudo certo mesmo.

Faça testes

Criar uma ou duas campanhas no Google Ads e desistir em seguida, pois não deu resultado, é uma das piores atitudes a se tomar.

Lembre-se sempre que, se tratando de marketing digital, a resposta para todas as perguntas é: depende!

Isso significa que uma cor, um botão, uma palavra ou um horário específico podem fazer toda a diferença quando se trata de uma campanha de mídia paga.

Neste sentido, fazer testes constantemente é uma excelente maneira de ter um feedback real do mercado, mensurado com precisão e com base em dados concretos.

Para isso, você deve testar diferentes tipos de anúncios, anotar todos os resultados e gerar relatórios, onde você poderá analisar o que deu certo e o que não deu certo.

Desta forma, fica muito mais fácil saber o que melhor funciona para o seu público e investir mais dinheiro nos anúncios certos.

Monitore o desempenho

Este tópico está totalmente relacionado ao tópico anterior. Se você deseja fazer campanhas de sucesso, além de testar formatos diferentes, também é preciso monitorar o desempenho delas.

Somente com a mensuração dos dados, será possível entender se as suas campanhas estão atraindo o público correto e trazendo lucro suficiente para pagar o seu investimento em Google Ads.

Sem esse acompanhamento, você trabalhará no escuro e, provavelmente, gastará muito mais dinheiro do que o necessário, simplesmente porque não sabe se o seu investimento está trazendo retornos concretos.

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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