Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Vendas

Receber pagamentos online: saiba como e o por quê de fazer cobrança online para atingir mais clientes

Aprenda como receber pagamento online

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Receber pagamentos online é a alavanca que o seu negócio precisa para crescer e atingir mais clientes! Conheça neste post como começar a fazer cobranças online e as vantagens que o seu negócio ganha!

Se você tem uma loja virtual, já deve estar acostumado a receber pagamentos online dos seus clientes, mas é importante ressaltar que quem tem loja física também pode se beneficiar dessa modalidade e oferecer mais essa facilidade aos seus clientes, para diversificar os meios de pagamento.

Com a evolução da tecnologia, a internet está ficando cada vez mais veloz, e você como lojista pode aproveitar esse movimento para melhorar a experiência que oferece aos seus clientes e receber pelos seus pedidos de forma mais rápida.

Neste post, vamos mostrar a você tudo sobre como receber pagamento online, as principais vantagens dessa modalidade, as ferramentas mais populares, e algumas dicas para você realizar esse tipo de cobrança!

O que é um pagamento online?

Antes de saber mais sobre como fazer cobrança online, é interessante saber a definição certa de receber pagamentos de forma virtual, para que você consiga aplicar essa modalidade na sua loja de forma objetiva!

Um pagamento online é basicamente um mecanismo que permite que transações de dinheiro sejam realizadas de forma virtual, sem ser necessário ter o dinheiro físico para pagar as compras, e sim somente ter a quantia necessária no banco.

Para eles funcionarem, você precisa ter um sistema que realiza a conexão entre o banco do seu cliente e o seu banco, onde você recebe os pagamentos da sua loja. Esse sistema faz essa mediação entre as instituições financeiras para que o pagamento seja realizado com sucesso.

Como receber pagamento online?

Para receber pagamentos online, você precisa ter um sistema que faça a intermediação entre seu banco e o banco do seu cliente, como vimos no tópico acima. Esses sistemas de pagamento online são conhecidos no mercado como um gateway de pagamento.

Atualmente existem diversos desses sistemas para fazer essa intermediação, como o PagSeguro ou MercadoPago, que são sistemas que você vai conhecer mais sobre no decorrer do artigo e assim conseguir escolher a melhor opção para o seu negócio.

Quais as vantagens em realizar uma cobrança online?

Um grande ponto positivo de fazer cobranças online é que, além de ser seguro, o lojista consegue ter mais tempo para outras atividades do negócio, já que os intermediários de pagamento online realizam o trabalho de forma automática, fazendo com que o seu negócio receba rapidamente pelos pedidos feitos.

Também existe a grande vantagem de que os pagamentos online ajudam o lojista a trabalhar com diferentes meios de pagamento, o que aumenta o número de pessoas que o seu negócio consegue alcançar pelo simples fato de oferecer a forma de pagamento que elas mais utilizam.

Quais são as formas de pagamento online?

Atualmente existem cinco formas principais para o lojista conseguir receber pagamentos online dos seus clientes. Essas formas são o crédito e débito, boleto bancário, PIX, link e pagamento e pagamento recorrente. A seguir mostramos a você com mais detalhes como cada uma dessas formas funcionam e ajudam o seu negócio no dia a dia.

Cartão de crédito e débito

Este meio é o mais utilizado pelo público por ser simples e rápido, garantindo que as compras do cliente sejam mais ágeis. Um dos motivos dele ser o preferido entre o público, é o fato de poder parcelar a compra quando realizada no crédito onde, algumas vezes, isso pode ser feito sem o acréscimo de juros.

Para o lojista essa opção também oferece benefícios, já que com ela você garante que receberá o pagamento de forma segura, sem maiores complicações. Ao oferecer esse meio de pagamento, é importante ter a maior quantidade de bandeiras possíveis, para assim alcançar um bom número de clientes.

Pagamento recorrente

Se você trabalha com uma assinatura, ou possui produtos no seu catálogo que são comprados com uma certa frequência, você pode trabalhar com os pagamentos recorrentes, onde você disponibiliza ao cliente um local onde a compra deste produto será sempre agendada em uma data específica.

Para fazer isso, o seu cliente precisa cadastrar as informações do cartão dele, onde as cobranças serão realizadas de forma automática, e todo mês ele poderá ter aquele produto ou serviço sem se preocupar em realizar a compra novamente.

Boleto bancário

Os boletos bancários são ótimas opções de pagamento no caso de clientes que não possuem cartão de crédito ou que não tem limite suficiente para a compra. Esse meio de pagamento é seguro, e tem muitos clientes que preferem utilizá-lo por não ser necessário enviar dados pessoais. 

Para os lojistas, essa é uma opção interessante por possuir uma taxa de transação mais acessível. Mas, mesmo sendo uma opção segura, ela nem sempre é a preferida pelos clientes, porque geralmente os boletos bancários podem demorar de 1 a 2 dias úteis para confirmar o pagamento, o que pode atrasar um pouco a compra.

Pix

Se você quer receber pagamento online na hora, deve começar a implantar o Pix, que funciona como uma transferência bancária normal, mas que opera todos os dias da semana e não possui tarifas para realizar o pagamento.

Por conta disso, as pessoas começaram a usar mais esse meio de pagamento, e elas querem ver essa opção quando estão fazendo compras tanto no ambiente online quanto no físico. O seu negócio só tem a se beneficiar desse método, que não cobra taxas de quem recebe e garante que você vai receber rapidamente o seu pagamento.

Link de pagamento online

Com esta modalidade você não precisa ter uma loja virtual para o seu cliente finalizar a compra, onde você pode simplesmente criar um link de pagamento e enviar para o seu cliente realizá-lo.

O envio do link pode ser feito em qualquer canal de envio de mensagens, como o WhatsApp, Telegram ou o Instagram pelas mensagens diretas. Para criar o link, você precisa cadastrar o seu negócio em sites especializados em links de pagamentos, como o Pagseguro, por exemplo.

Dicas para fazer cobrança online

Para você começar a receber pagamentos online com sucesso e sem preocupações, é importante conhecer algumas práticas importantes que vão ajudar a facilitar o processo e evitar possíveis dores de cabeça no futuro. Por isso, separamos abaixo algumas dicas interessantes para você seguir na hora de fazer suas cobranças online.

Utilize plataformas seguras de e-commerce

O primeiro ponto a se atentar é na plataforma para receber pagamentos online, onde é fundamental verificar o nível de segurança que ela oferece. Antes de escolher a plataforma que você vai utilizar para receber, pesquise a qualidade da segurança que eles oferecem, se eles têm proteção contra invasões e se possuem um sistema antifraude.

Diversifique as formas de pagamento

Cada pessoa que entra na sua loja possui o seu meio de pagamento favorito para realizar as compras, por isso oferecer o maior número possível de meios de pagamento é algo que vai agregar muito valor ao seu negócio e pode ajudar você a alcançar mais clientes e aumentar suas vendas

Integre as ferramentas

A grande vantagem de receber pagamentos online é que é possível realizar a gestão deles de forma mais simples, onde você pode integrar diversas formas de pagamento em um único sistema para poder gerenciar as transações realizadas na sua loja. Com isso, você consegue ter mais agilidade nas cobranças e visualizar de uma forma geral como está o financeiro do seu negócio.

Conheça as ferramentas mais populares para cobrar por suas vendas online de forma segura

Para você começar bem a receber pagamentos online, é importante conhecer as principais plataformas utilizadas para este fim e analisar se elas funcionam para o seu modelo de negócios. A seguir você confere mais sobre as três melhores formas de receber pagamentos online.

BagyPay

O BagyPay é um gateway de pagamento exclusivo para lojistas Bagy. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Vindi, também parte do Grupo Locaweb. A ideia é apoiar os nossos lojistas, trazendo uma solução prática e de fácil uso, 100% focada em aumentar os lucros do negócio.

Wirecard

A Wirecard é uma solução bem completa que oferece diversas facilidades para o lojista. Com ela, você consegue oferecer aos seus clientes pagamentos por boleto, cartão de crédito e débito e link de pagamento, onde ela já possui contrato com diversas bandeiras de cartão sem você precisar se preocupar em fazer isso.

PagSeguro

O PagSeguro é uma ferramenta muito conhecida no mercado, e que por isso pode ser considerada como mais confiável pelo seu público. Com ela você pode trabalhar recebendo de cartões de débito, crédito, boleto bancário, depósito em conta e na carteira eletrônica.

MercadoPago

Por fim temos este grande sistema que foi criado pelo Mercado Livre como uma solução de pagamento para as lojas dentro e fora do marketplace, onde ele pode ser facilmente integrado a uma loja virtual.

Conhecer sobre as diversas formas de receber pagamentos online é um passo essencial em qualquer negócio que deseja oferecer uma ótima experiência de compra ao seu cliente. Mas para quem tem um negócio físico, conhecer as plataformas que podem ajudar a aumentar suas vendas no online é fundamental para digitalizar o negócio e crescer na internet.

Se esse é o seu objetivo, saiba que a Bagy pode ajudar você a atingi-lo, já que somos o caminho mais rápido e fácil de trazer o seu negócio para a internet e bombar as suas vendas! Vem com a gente e crie a sua loja virtual na Bagy para aproveitar todas as vantagens e facilidades que podemos oferecer a você!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.