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Empreendedorismo

Como montar uma loja de roupas com 5 mil reais

como montar uma loja de roupas com 5 mil reais

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Está em busca de dicas de como montar uma loja de roupas com 5 mil reais? Neste artigo, você encontra tudo o que precisa saber para planejar a abertura do seu negócio. Acompanhe a leitura! 

O mercado de vestuário não para de crescer. Apesar de ter sido afetado no início da pandemia, o setor cresceu 36,7% entre abril e maio de 2021, o que representa um aumento de 156,9% em relação ao mesmo período de 2020, segundo dados da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).

Por esse motivo, montar uma loja de roupas é uma excelente alternativa para quem deseja empreender. E, se esse é o seu caso, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que o planejamento é fundamental, especialmente se você tiver pouco dinheiro para investir.

Mas, a boa notícia é que, abrindo uma loja virtual, seus gastos diminuem consideravelmente. Afinal, você não precisa arcar com o aluguel de um espaço e nem tem despesas com energia, água, decoração, etc. Além disso, inicialmente, também não é necessário ter funcionários ou um grande estoque.

Portanto, você não tem mais desculpas para não colocar seu sonho em prática. A hora é agora. E, para ajudar você a botar a mão na massa e iniciar as atividades referentes à abertura da sua loja de roupas, reunimos dicas de como montar seu empreendimento com 5 mil reais. Confira!

Faça um planejamento prévio

Como mencionamos, o planejamento é essencial. Por esse motivo, o primeiro passo de como montar uma loja de roupas com 5 mil reais é planejar os direcionamentos do seu empreendimento.

Então, faça uma lista com todos os pontos que devem ser considerados e decisões que precisam ser tomadas. Alguns deles, são:

  • tipos de roupas que serão vendidas (fitness, plus size, infantil, social, fast fashion, etc.);
  • loja virtual, física ou ambos;
  • estilo da sua loja (visual do espaço ou layout do site), etc.

A partir dessas e de outras definições, que veremos abaixo, você terá um norte para iniciar seu negócio.

Organize as finanças

A organização das finanças também faz parte da etapa de planejamento da sua loja de roupas, no entanto, requer atenção exclusiva.

Com base em seu orçamento de 5 mil reais, você deve listar todos os gastos iniciais com sua loja, além do custo para mantê-la nos primeiros meses.

Conforme já falamos, lojas físicas envolvem muito mais gastos em comparação a uma loja virtual, no entanto, o e-commerce também tem alguns custos, inclusive de abertura da empresa.

Por isso, recomendamos que você crie um MEI (Microempreendedor Individual) para formalizar seu negócio. Com cerca de R$ 60 por mês, você mantém um CNPJ ativo, contribui para o INSS e pode emitir notas fiscais. 

Além disso, entre as demais despesas para montar sua loja de roupas virtual, podemos destacar:

  • criação e registro de marca;
  • plataforma de e-commerce;
  • registro do domínio do site;
  • contador;
  • roupas para venda;
  • embalagens;
  • custos de envio ou entrega;
  • investimento em marketing;
  • seu próprio salário.

Crie um plano de negócios

A última etapa da fase de planejamento é criar um plano de negócios, que é um documento que tem como foco o desenvolvimento da sua empresa.

Ainda que a princípio seja algo mais teórico do que prático, é importante traçar um caminho até o sucesso para que seu empreendimento alcance os resultados que você deseja.

Entre os tópicos abordados em um plano de negócios, estão:

  • objetivos;
  • estrutura do empreendimento;
  • visão, missão e valores;
  • plano de marketing, etc.

Identifique seu público-alvo

Após completar todas as etapas do planejamento da sua loja virtual, é o momento de tirar as ações do papel. Mas, para isso, é importante identificar seu público-alvo.

Basicamente, público-alvo é um grupo de pessoas com perfis semelhantes, que têm seus problemas solucionados e necessidades atendidas pelos produtos que sua empresa vende.

Portanto, para que você definir o público-alvo da sua loja de roupas, é necessário que você já tenha decidido o tipo de roupa que sua marca irá comercializar.

Por exemplo, caso você tenha optado por roupas fitness femininas, seu público-alvo será formado por mulheres que praticam atividades físicas. Mas, qual é a idade dessas mulheres?

Agora, se você tiver escolhido vender roupas infantis, seu público-alvo será formado por crianças. Mas, qual faixa etária você pretende atender? Qual será o valor médio das roupas?

Em resumo, para identificar seu público-alvo corretamente, você vai precisar de algumas informações sobre seus clientes potenciais. Entre elas, as principais, são:

  • gênero;
  • idade;
  • localização;
  • classe social;
  • hábitos de consumo;

Porém, como conseguir esses dados? Uma das melhores formas é fazer uma pesquisa de mercado. Confira o passo a passo de como realizar a sua.

Defina a localização

Para lojas físicas, a localização é um ponto crucial que deve ser definido com muito cuidado, afinal, por mais incrível que sua loja seja, uma má localização pode afetar diretamente seus lucros.

Dessa forma, antes de escolher um estabelecimento para comprar ou alugar, atente-se aos seguintes detalhes:

  • movimentação do local;
  • concorrência nos arredores;
  • estacionamentos ou transportes públicos próximos;
  • valor do aluguel (custo-benefício).

As lojas virtuais, por outro lado, não têm localização física, mas dependem de uma plataforma em que seja feita a hospedagem e o gerenciamento do negócio.

Esse tipo de serviço é oferecido por empresas que garantem que seu site tenha uma estrutura funcional e eficiente. Assim, suas únicas preocupações são divulgar e vender suas roupas.

Para escolher uma boa plataforma, você deve avaliar os recursos oferecidos e, principalmente, a possibilidade de integração com outras ferramentas, pois é dessa maneira que você mantém seu site ativo e monitora as atividades e os resultados relacionados ao seu negócio, impulsionando seu alcance e potencializando seus lucros.

Comece com pouco estoque

Uma ótima dica de como montar sua loja de roupas com 5 mil reais é iniciar suas atividades com pouco estoque. Existem alguns distribuidores que trabalham assim, como marketplaces. Com isso, você economiza espaço de armazenamento, dinheiro e esforço.

Escolha fornecedores de fábrica

Além disso, você também pode fazer parcerias apenas com distribuidores que marquem a data de entrega dos produtos antecipadamente, sobretudo se você vender roupas importadas.

Assim, quando o cliente fizer uma compra, o pedido é repassado diretamente para o fornecedor, e ele faz o envio diretamente da fábrica. Ou seja, você não precisa comprar as roupas e bem administrar um estoque.

Estude os concorrentes

Ficar de olho na concorrência também é muito importante para abrir uma loja de roupas. Mais do que saber quem são seus concorrentes, também é importante fazer uma análise sobre eles.

Quais são os pontos fracos e fortes das lojas de roupa que concorrem diretamente com a sua? O que você pode oferecer melhor do que essas marcas? Quais erros esses negócios cometem e você deve evitar?

Para encontrar essas respostas, é preciso visitar esses estabelecimentos, sejam lojas físicas ou sites. Além disso, conversar com funcionários, ex-funcionários e clientes também é uma boa alternativa. Mas, caso isso não seja possível, busque por comentários e avaliações nas redes sociais.

Use estratégias de divulgação mais baratas

Como você pretende montar sua loja de roupa com 5 mil reais, é importante economizar ao máximo, seja para investir em itens mais caros com tranquilidade ou formar uma reserva para os meses iniciais.

Portanto, usar estratégias de divulgação mais baratas é uma boa opção. Afinal, por meio das redes sociais e de outros meios mais econômicos, como panfletos ou brindes, é possível tornar sua marca conhecida.

Mas, para isso, é preciso exercitar sua criatividade. Afinal, mais do que alcançar um grande número de pessoas, a comunicação escolhida deve ser capaz de criar uma ligação com seu público-alvo.

Capriche nas fotos das roupas para chamar a atenção

Por fim, as fotos são fundamentais para exibir os detalhes das suas roupas e chamar a atenção dos seus clientes. No entanto, uma simples foto das peças com um fundo branco não é suficiente, você precisa de imagens que despertem o desejo de compra no consumidor.

Para isso, você precisa combinar qualidade de imagem (foco, iluminação e resolução) com um cenário alegre e convidativo. 

Por exemplo, em vez de tirar fotos em um estúdio, fotografe ao ar livre, em um parque, cercado de natureza. E tente capturar momentos espontâneos dos modelos em vez de poses padronizadas.

Se possível, vale a pena contratar um fotógrafo profissional para garantir um bom resultado.

Saber como montar uma loja de roupas com 5 mil reais é muito importante para que você dê o pontapé inicial no seu negócio, mas é só o começo de um longo caminho de muitos desafios e aprendizados.

E, para auxiliar você nessa jornada, a Bagy é a solução para você começar a vender pela internet com um site de vendas conectado com suas redes sociais. Saiba mais sobre nossos serviços e transforme sua marca em um sucesso no mercado!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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