Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Produtos e Nichos

Como ganhar dinheiro vendendo bolsas femininas? Saiba como planejar seu negócio virtual!

como ganhar dinheiro vendendo bolsas femininas

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O mercado da moda oferece diversas oportunidades interessantes para os empreendedores, como ganhar dinheiro vendendo bolsas femininas. Assim como outros segmentos da área, a demanda por esses produtos é constante e atrai clientes de todos os tipos.

Como ganhar dinheiro vendendo bolsas femininas pela internet ou em lojas físicas é uma dúvida que pode gerar um excelente negócio em quase todas as partes do mundo. Produtos ligados à moda em geral têm grande circulação no mercado consumidor, sobretudo entre as mulheres, que tendem a comprar produtos de uso pessoal em maior quantidade e com mais frequência.

O que muitos não sabem é que o Brasil é destaque na produção e na venda de itens dessa categoria. O país é um dos maiores produtores de manufaturados de couro e o terceiro maior exportador do mundo, com um faturamento de US$ 1,15 bilhão, segundo dados do Caderno Setorial do Banco do Nordeste. É essa indústria forte que garante uma participação de prestígio das empresas brasileiras no setor de bolsas e calçados.

Isso significa que o empreendedor que deseja apostar nessa área terá maior facilidade de encontrar bons fornecedores, bem como produtos de qualidade com preços competitivos. Além disso, o mercado oferece diversas opções de atuação, do fornecimento de matéria-prima para produção própria à revenda de produtos de marcas consolidadas.

E, então? Quer saber se compensa e como vender bolsas femininas? É só continuar a leitura para descobrir!

Saiba se vale a pena vender bolsas femininas

A venda de bolsas femininas é tradicional em quase todos os países, mas apresenta algumas vantagens no Brasil. Além da infraestrutura e da maturidade do mercado, que já conta com várias marcas famosas e muito procuradas, o clima tropical do país tem um forte impacto na moda, que tende a trazer opções variadas para diferentes estações, climas e ocasiões.

Outro ponto importante é a riqueza cultural presente em todas regiões do país cujos elementos são frequentemente trabalhados em linhas de produtos ou por empresas que investem em públicos especializados. Esse é um ponto importante a se analisar, sobretudo os pequenos negócios que pretendem faturar com nichos.

No mercado global da moda, que também tem grande procura no Brasil, o destaque fica por conta das bolsas com acabamento metálico ou com textura matelassê, bem como o uso de correntes, palha e crochê. Além desses itens, também vale destacar as bolsas hobo, modelo clássico caracterizado pelo formato crescente e curvado com alça única, que nunca saiu de moda e que tem ganhado maior destaque atualmente.

Em relação aos negócios, o que mais chama a atenção é o e-commerce. A venda de itens de moda e vestuário em geral ganha cada vez mais espaço na internet com a ajuda dos marketplaces e das ferramentas para criação de lojas virtuais, que facilitaram a entrada de pequenos e médios empreendedores no mercado.

Entenda o perfil desse tipo de público

Conhecer o seu público de perto é a primeira coisa que você deve fazer ao criar um negócio, afinal, são essas pessoas que darão vida à sua empresa. É importante que você faça uma pesquisa própria com a audiência da sua região ou dos seus canais sociais, no entanto, podemos traçar um panorama do perfil do público, em geral, que busca por bolsas femininas. É o que apresentamos a seguir.

Valores

As bolsas foram criadas, originalmente, como um acessório prático para carregar coisas. Entretanto, ainda que essa função continue sendo relevante, elas já não são mais vistas unicamente como uma utilidade. Desde o século passado, as bolsas passaram a influenciar o status, o estilo e até a filosofia de vida da mulher.

A partir dessa noção, devemos ter em mente que a melhor forma de apresentar esse tipo de produto é justamente focando nos valores que ele simboliza para o público. Ou seja, seu potencial de agregar elegância, charme, glamour e poder à mulher.

Comportamentos e hábitos

Embora o visual seja seu grande destaque, o perfil da bolsa também deve atender um propósito. Existem opções para o dia a dia, como os modelos Tote (tipo sacola) que permitem carregar muita coisa de maneira discreta e estilosa. Para passeios e eventos, os modelos transversais são ótimos para levar pequenos acessórios e documentos. Já os modelos Clutch (sem alças), por exemplo, são especialmente indicados para festas e ocasiões formais.

Sendo assim, é importante categorizar os seus produtos de maneira coerente, deixando claro a sua indicação e também trabalhar isso em sua divulgação, exibindo-os em ambientes que estejam em sintonia com a bolsa, por exemplo.

Poder de compra

O mercado da moda é muito amplo. Sendo assim, se você não sabe como ganhar dinheiro vendendo bolsas femininas, comece analisando o perfil socioeconômico do público que pretende atender. Existe demanda tanto para produtos extremamente acessíveis como para modelos de luxo, o que muda mesmo é o local onde esses grupos estão e a maneira como procuram por esses itens.

O ponto aqui, portanto, é a comunicação. A linguagem, a divulgação e a apresentação das bolsas devem atender as expectativas do público ao qual se destinam. Mulheres com menor poder de compra tendem a se focar em praticidade e custo-benefício, já mulheres com alto poder aquisitivo estão de olho em grandes marcas e na procedência dos produtos.

Uso de mídias sociais

Como dito, a internet está mudando a cara do comércio da moda. As lojas físicas continuam fazendo sucesso, mas, nas compras online, as pessoas parecem ter superado a necessidade de experimentar no local para se decidir pela compra.

O que o empreendedor deve ficar de olho é que o ponto de partida das vendas online são os buscadores, como o Google, e principalmente as redes sociais. Plataformas focadas no visual, com destaque para o Instagram, são excelentes vitrines para produtos de moda e uma importante fonte de tráfego para os e-commerces.

Fique por dentro da margem de lucro na venda de bolsas

A margem de lucro na venda de bolsas femininas geralmente varia de 20% a 100% na revenda, a depender da categoria do produto e da marca fornecedora. Lembre-se, porém, que o retorno também depende de vários outros fatores, como investimento inicial, despesas e marketing. Veja!

Investimento médio

O investimento necessário para montar uma loja física de bolsas femininas, incluindo a compra de estoque, reforma e montagem da estrutura, pode ultrapassar os R$ 90 mil reais, a depender da região e do local da instalação. Há também espaço para venda em feiras e exposições, mas o retorno não costuma ser muito interessante, mesmo com os custos reduzidos.

Para quem tem poucos recursos disponíveis, a internet é, sem dúvida, a melhor opção, pois o investimento é extremamente flexível e o custo de entrada é, muitas vezes, mínimo ou gratuito. Você pode criar uma conta comercial no Instagram, por exemplo, e começar a produzir conteúdos instantaneamente.

Além disso, ferramentas de e-commerce, como o Bagy, permitem criar uma loja virtual em poucos minutos com uma série de recursos para gerenciar suas vendas nela, nas redes sociais e em marketplaces. Tudo isso por menos de R$ 50 por mês.

Custos e despesas

Em uma loja física, você deve considerar os custos com a manutenção do espaço, como contas de água, luz e internet, bem como aluguel e despesas com funcionários. No e-commerce, é possível utilizar sua própria casa como estoque no início, mas você não pode se esquecer dos custos com a logística, que nem sempre podem ser integralmente repassados ao consumidor.

Seja por trás dos estabelecimentos, seja por trás de um site de vendas de bolsas femininas, todo empreendedor deve criar uma estratégia para todo o processo de aquisição e circulação das suas mercadorias.

Previsão de vendas

Embora seja um pouco mais movimentado em datas comemorativas, como dia das mães, dia dos namorados e natal, esse comércio sofre pouco com sazonalidade. É possível vender produtos em todas as épocas do ano, o que anima quem busca dicas sobre como ganhar dinheiro vendendo bolsas femininas.

Ainda assim, é fundamental avaliar a procura por esse tipo de item na sua região, assim como a concorrência. A divulgação é outro ponto essencial, o que, na internet, exige criação de conteúdo, interação com usuários e investimento em anúncios, principalmente nas redes sociais.

Veja como planejar seu negócio para vender bolsas femininas

Agora que você entende bem o setor, é hora de saber, de fato, como ganhar dinheiro vendendo bolsas femininas. Confira nossa lista, a seguir, com tudo o que não pode faltar no seu planejamento!

1. Decida os tipos de bolsa que trabalhará

Como ilustramos ao longo do artigo, o mercado de bolsas femininas é muito amplo e, por isso, você deve definir um público-alvo, que pode ser generalista ou um nicho. Naturalmente, a segunda opção é mais vantajosa para quem está começando, pois simplifica a divulgação e reduz os custos com produção ou com fornecedores.

2. Escolha um modelo de negócio

O comércio de bolsas pode ser feito de diversas formas: produção artesanal, manufatura, consignação, franquia ou revenda. A criação de peças artesanais se destaca pela exclusividade que atrai muitas pessoas, mas, para dar certo, é importante realizar um bom trabalho de relacionamento com o público.

Para quem tem mais capital disponível, investir em uma fábrica própria pode ser interessante, mas é necessário realizar um planejamento minucioso para garantir demanda e qualidade. Uma opção um pouco mais segura é investir em uma franquia já conhecida no mercado.

Quem está começando e tem pouca verba é frequentemente tentado pelos contratos de consignação (quando o vendedor só paga pelos produtos que vende), mas é preciso ficar de olho nas empresas que o oferecem. A maioria delas estipula valores mínimos de venda mensal e a qualidade dos produtos pode variar bastante.

A revenda, por sua vez, é o caminho mais comum entre os lojistas, pois é o que dá maior controle ao empreendedor, da criação à manutenção do negócio. O ponto chave aqui é a qualidade dos fornecedores, o que nos leva ao próximo tópico.

3. Pesquise por bons fornecedores

Os fornecedores são os grandes parceiros do seu negócio e podem influenciar diretamente o seu resultado. É fundamental buscar por empresas bem reconhecidas e avaliadas no mercado para não enfrentar surpresas desagradáveis, como atrasos frequentes ou incapacidade de atender períodos de maior demanda.

4. Faça a composição de preço e estoque

O investimento em estoque deve reunir todos os custos envolvidos na aquisição, transformação e preparação dos produtos para a venda, o que pode incluir despesas com embalamento, gestão e funcionários. Esses valores, junto aos custos gerais do negócio, devem ser o ponto de partida na definição dos preços dos seus produtos.

5. Escolha uma plataforma de e-commerce

Mesmo que você pretenda vender bolsas em uma loja física ou de maneira direta (de porta em porta), as vantagens de investir em um e-commerce são enormes e o investimento necessário nunca foi tão baixo. Essa é uma forma de participar ativamente da vida do seu público por meio de conteúdos e interações nas redes sociais, bem como colocar o seu negócio em sintonia com o comportamento digital da atualidade.

6. Invista na divulgação dos produtos

Por fim, não se esqueça que todo negócio depende de marketing. Mesmo que atue revendendo produtos de marcas conhecidas, é importante fortalecer os seus diferenciais frente à concorrência. Se você produz seus próprios produtos ou pretende criar uma marca para uma mercadoria adquirida, precisará realizar um trabalho de branding, que consiste em criar ações de promoção e posicionamento no mercado.

Para finalizar, lembre-se que, independentemente da maneira como você pretende criar o seu negócio, não há como ganhar dinheiro vendendo bolsas femininas sem, antes, investir em muita pesquisa e planejamento. Como você viu, as oportunidades são enormes, mas a concorrência é acirrada e o público cada vez mais exigente e antenado.

Outro fator que você não pode dar bobeira é na precificação, etapa importantíssima e que gera muitas dúvidas entre os empreendedores, especialmente na internet. Quer saber mais sobre isso? Então continue no blog e saiba agora como calcular o preço de venda online!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.