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Como fazer live no Instagram e aumentar a conexão com as pessoas que te seguem

Entenda como aprender a fazer live no Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O passo a passo para fazer uma live no Instagram de maneira simples e gerar resultados. Você pode se preparar para as vendas ao se conectar e interagir com os espectadores. Também é possível saudar o seu público através do botão “Acenar” e se comunicar por chat e vídeo.

Há quem diga que as lives estão muito batidas e que o público já nem dá mais audiência. Mas, isso não é verdade!  As lives ainda geram muita conexão com o público. E, para que isso aconteça, é preciso planejar estrategicamente o uso dessa ferramenta no Instagram. 

No entanto, houve uma mudança no comportamento da audiência. Antes, estávamos todos em casa, disponíveis e ansiosos por entretenimento. Hoje, temos um ritmo de demandas e informações intenso, que nos impede de parar a todo momento por uma live. 

Ainda assim, conteúdos de vídeo são o grande destaque de engajamento e aposta das marcas. Uma pesquisa recente aponta que 79% dos consumidores preferem assistir a um vídeo ao invés de ler textos sobre os produtos. Afirma ainda que, em 2021, 84% dos consumidores foram convencidos a comprar um produto depois de assistir a um vídeo de uma marca. 

Isto é, as transmissões ao vivo são uma forma de criar um vínculo maior com os consumidores, humanizar a marca, interagir e mostrar em tempo real o que está acontecendo no universo do produto. 

Fazer uma live criativa e até convidar uma pessoa de outro lugar para participar pode ser uma estratégia nova e de sucesso para o seu negócio. Quer saber como? Vem com a gente!

Como planejar a sua live no Instagram

Para atingir o seu público e chamar atenção para o seu produto, a sua live precisa ser criativa e relevante. Para isso, pense um pouco sobre o seu público e planeje a sua live, escolha um tema que fará sentido e que você terá propriedade para comunicar.  

Preste atenção aos comentários mais frequentes nas suas publicações, ouse com dinâmicas interessantes e divertidas que podem ser abordadas ao vivo, e até bate-papos que vão prender a atenção do seguidor.

Imagine que você tem uma loja de camisetas e quer vender mais. Uma estratégia bacana poderia ser divulgar a sua live avisando que dará uma surpresa para os seguidores que participarem. Durante a live você pode falar sobre a produção, as opções de estampa, fazer até um desfile, relembrando sempre a surpresa para os seguidores presentes. Até que, em um dado momento, você divulga um cupom de desconto exclusivo para esses seguidores. 

Assim você cativa a sua audiência, gera engajamento e um gatilho de exclusividade. O consumidor se sentirá importante e sempre retornará para assistir às suas lives e ser surpreendido! 

Porém, para que dinâmicas como essas funcionem, você precisa escolher o melhor momento para a live e observar o comportamento do seu público. O Instagram Insights pode ser uma boa fonte para saber mais sobre isso. Além dos seus conhecimentos sobre os clientes da sua marca. 

Em qual horário você tem mais pessoas ativas no perfil? O seu público trabalha com horário flexível? Ainda está de home office ou voltou para o presencial? Qual dinâmica o deixaria engajado? 

Continue a leitura e saiba algumas dicas para planejar a sua live! Mas, antes, aprenda o passo a passo de como fazer uma live no Instagram. 

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Como fazer live no Instagram: confira o passo a passo

Com um celular e uma conexão estável de internet você consegue fazer uma live superbacana no Instagram! Veja como é simples:   

Ao entrar no Instagram, na parte superior da tela inicial, clique no ícone de “MAIS”.

  1. Você verá a opção de Publicar, Story, Vídeo do Reels e Transmitir ao Vivo. Clique em Transmitir ao vivo. 

Você será automaticamente direcionado para a câmera do Instagram onde terá a opção de “Dar título à sua live”, mudar a câmera para frontal ou traseira e ainda adicionar filtro. 

  1. Clique em Iniciar (botão central na tela) e você estará ao vivo. Todos os seus seguidores receberão uma notificação de que a live começou e poderão se juntar a você fazendo comentários, ou até mesmo, em um bate-papo ao vivo. 

Live com até 4 pessoas

Caso a sua intenção seja fazer uma live com mais de uma pessoa, siga alguns passos:  

  1. Para convidar alguém que está assistindo à sua live, basta clicar no ícone com duas carinhas sobrepostas. A lista de pessoas na transmissão surgirá, então, basta clicar no usuário com o qual você deseja dividir a tela. 

Uma observação: o usuário também pode solicitar para participar da sua live. Basta clicar no ícone Solicitar e depois em Enviar Solicitação. Caso você conceda a permissão, a pessoa receberá uma notificação avisando que entrará ao vivo.

  1. A participação pode acabar a qualquer momento. Para isso, aperte o botão X no topo da tela dele. E assim você pode seguir sozinho ou convidar outros usuários para bater um papo com você ao vivo. 

Interagindo durante a live 

Durante a sua live, você poderá receber a interação do público através do chat. Por isso, faça perguntas, instigue o seu público a interagir com você durante a live. Isso tornará a transmissão dinâmica e criativa!

Tempo de duração e encerramento 

A sua live poderá ter duração de até 4 horas, mas quando você quiser encerrar, clique em Encerrar, no canto superior direito, e em Encerrar Vídeo Ao Vivo. 

Aparecerá uma tela com informações gerais sobre a sua live que podem fazer toda a diferença para quando você planejar as próximas. Como o tempo total de duração e quantas pessoas assistiram ao vídeo. 

Além disso, você poderá fazer o download do vídeo para o seu celular ou compartilhar no IGTV do seu perfil. Caso não tenha interesse em nenhuma das duas funções, clique em descartar no centro inferior da tela. 

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Live profissional 

Uma live profissional pode ser feita através do computador. 

Para isso, você precisa baixar o aplicativo do Instagram através da Windows Store do PC. E, após logar, iniciar uma transmissão ao vivo seguindo os passos que ensinamos acima. 

A grande diferença é que, ao fazer isso pelo computador, você poderá montar uma estrutura maior de cenário, conectando uma câmera e microfone ao PC. Esse recurso vai depender da estratégia que você deseja abordar, após planejar o tema e o que deseja fazer durante a sua live.

Você também pode investir em uma live num estúdio especializado, que já tenha uma estrutura montada para as transmissões, além de profissionais que podem dar dicas como a quantidade de câmeras, tipos de ângulos que combinam mais com o conteúdo que você pretende entregar. 

Como as transmissões ao vivo e vídeos são uma tendência cada vez mais forte, contar com uma produção profissional pode ser um diferencial.  

Quais são recursos disponíveis para live no Instagram

O Instagram tem vários recursos para você fazer uma live interessante para a sua audiência e se conectar com o público, além de divulgar o seu produto. 

Ferramentas da câmera 

Como comentamos, você pode escolher a câmera frontal ou traseira, ligar ou desligar o flash e usar filtros. Tudo configurado antes mesmo da transmissão começar. 

Esses recursos podem ser usados de acordo com a estrutura que você planejou. Por exemplo, será uma live mostrando a sua loja? A câmera traseira será a melhor opção! Você deseja contar algo para o seu público ou fazer um bate-papo? A câmera frontal te dará essa autonomia. Se você está preparando uma live num ambiente fechado e não tem uma iluminação reforçada, o flash pode te ajudar a passar a mensagem com qualidade. 

Notificação no início 

Outro recurso muito bacana é que, quando a live começar, todos os seus seguidores serão notificados. Com isso, pessoas que não se lembravam da sua live ou que não viram a sua divulgação poderão entrar e assistir ao vivo o seu conteúdo. 

A sua transmissão também aparecerá primeiro na barra de Stories na tela de início do Instagram. A imagem do seu perfil ficará com um círculo roxo e com a palavra Live indicando que você está transmitindo. 

Comentário em destaque 

Você já reparou que em algumas lives existe um comentário fixado? Esse é outro ótimo recurso para as lives. Caso você queira manter uma informação em destaque durante toda a transmissão, basta fazer o comentário e pressionar a mensagem por alguns segundos até fixá-lo. 

Uma dica é usar esse recurso como uma ferramenta para divulgar o link do seu site, ou ainda, manter em destaque a informação de que “o link para a loja está na bio 😉.” Fazendo com que, a qualquer momento, a sua audiência tenha acesso a mais informações sobre o seu produto. 

Compartilhar o momento 

Outro recurso que pode ser usado como uma estratégia para atrair os seus seguidores é compartilhar a live. Você pode iniciar a live e enquanto aguarda que algumas pessoas entrem, selecionar o ícone de seta ao lado da caixa de comentários e enviar a sua live como uma mensagem direta. 

Essa opção também fica disponível para qualquer pessoa que entrar na live. Um recurso interessante que você pode usar a seu favor, comentando durante a transmissão para que o público compartilhe com os amigos a live, ampliando a sua audiência em potencial. 

Divulgar e gerar ansiedade 

Para a divulgação, o Instagram ainda tem uma ferramenta chamada contagem regressiva. Você pode fazer um story alguns dias antes da sua live e posicionar uma figurinha de Contagem Regressiva para a live. O seguidor interessado pode optar por “acompanhar a regressiva” e, assim, minutos antes da live começar, ele será notificado da sua transmissão ao vivo. 

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Crie um roteiro 

Não deixe para pensar em tudo que tem para falar na live, apenas na hora. Crie um roteiro. Imagine a sequência de acontecimentos, os tópicos mais importantes e até perguntas interativas, para manter a sua audiência engajada. 

Faça um teste 

Monte o cenário e tenha um cuidado especial com o enquadramento da câmera. Escolha a melhor iluminação e um ambiente onde o áudio não ficará ruim. As pessoas só assistem lives que conseguem ver e ouvir bem o que está sendo apresentado. 

Além disso, tenha atenção à conexão de internet. Embora seja possível começar outra live, caso a primeira caia, você perderá a continuidade e terá dificuldades para salvar o conteúdo como um todo. 

Divulgue muito 

A divulgação pode ser a chave para o sucesso da sua live!! 

Crie conteúdos para convidar o seu cliente para a live em todos os canais em que você tem contato com o público: Instagram, Facebook, WhatsApp e etc.

Lembre-se de avisar com antecedência e, assim, gerar uma expectativa. Dessa forma eles irão se organizar para estar com você na transmissão e curiosos com o conteúdo que você apresentará.

Um recurso interessante nessa divulgação é a figurinha de regressiva, como comentamos anteriormente. Mas, principalmente, o reforço diário em todos os canais até a data da live. 

Se você tem alguma dúvida de que fazer uma live no Instagram pode ser uma boa opção, lembre-se: 

  • O que as pessoas mais consomem atualmente nas redes sociais são vídeos. 
  • Hoje, o consumidor busca identificação com as marcas. Conexões com quem produz o que ele compra traz segurança e interesse. 
  • Você pode fazer uma live apenas com um celular e uma internet estável, desde que use a criatividade e pense em temas que combinam com o público da sua marca. 
  • Profissionalizar o conteúdo pode ser um diferencial, mas tenha em mente que você pode começar a qualquer momento com o que tem. 
  • DIVULGUE MUITO A SUA LIVE. Criar uma expectativa e dar importância ao que você tem a dizer, vai atrair o seu consumidor. Além disso, mostrar você pode causar a sensação de exclusividade apresentando o que está acontecendo naquele momento no universo do produto. 

Por fim, esteja preparado para os frutos da sua live. Com a audiência e interesse gerado pela live, você precisa estar pronto para vender. Por isso, confira: 5 melhores ferramentas para vender direto pelo Instagram e aumentar seu faturamento.

Chegou a hora de profissionalizar o seu negócio

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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