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E-commerce

Como fazer entregas de loja virtual? Descubra 11 dicas valiosas para uma boa logística no seu negócio virtual

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Saber como fazer entregas de loja virtual é um desafio que empreendedores da web precisam superar. Para isso, é importante conhecer boas práticas, soluções eficazes e pensar em melhorar a experiência do cliente com o seus produtos.

Em e-commerces, ter uma estratégia de vendas é essencial para conquistar resultados, mas só isso não basta. Saber como fazer entregas de loja virtual é uma das preocupações mais relevantes que negócios do setor precisam ter para conquistar um lugar de destaque. Afinal, precisamos pensar na experiência do cliente antes de tudo.

A entrega de um produto é uma das principais questões na busca por oferecer um serviço de ponta e, como consequência, gerar engajamento e fidelidade. Por isso, é necessário pensar em agilidade na entrega, preço do frete, proteção dos itens, entre outros pontos. Uma entrega ideal envolve alguns fatores que precisam ser conhecidos e geridos com eficácia.

Neste post, nossa ideia é criar um guia com instruções essenciais que você precisa captar para ter uma operação logística eficiente e que atenda às expectativas do consumidor. Confira as 11 dicas que separamos!

11 dicas de como fazer entregas de loja virtual

Defina os tipos de entregas

Comece pelo que é fundamental antes de tudo e defina quais serão os métodos de envio que você oferecerá na sua loja online. Basicamente, eles podem ser os mais tradicionais considerando, como:

Na hora de escolher quais serão esses tipos de entregas, você precisa pensar em alguns pontos importantes, que são:

  • a capacidade de entrega em tempo curto;
  • a capacidade de transporte dos volumes em questão;
  • custo variável de acordo com item e localidade.

Essa escolha vai exigir uma análise cuidadosa em relação a valores, capacidade de oferta de serviço e também algum tipo de flexibilização na busca de parceria a longo prazo. Portanto, dedique esforços a essa etapa da estruturação logística logo no início, assim o restante do trabalho pode ser feito de maneira mais precisa.

Controle bem o estoque

O controle de estoque é uma das mais interessantes etapas do trabalho de logística. Pode ser um erro grande não dar a devida atenção e investimentos nessa fase, mas queremos ajudar você a não tropeçar nesta fase. Primeiramente, é necessário, além de ter um espaço físico para o estoque, também contar com uma ferramenta de gestão.

Essas soluções digitais são de grande ajuda para que todo produto da sua empresa possa ser devidamente catalogado e registrado em quantidades. Assim, é possível monitorar a quantidade de unidades de um mesmo produto presente no estoque. Consequentemente, é mais fácil registrar baixas e entradas, fazendo isso automaticamente.

O controle de estoque exige que toda unidade de item vendida seja registrada, assim como os novos volumes que chegam. Com um sistema que faça isso automaticamente e que integre loja virtual e estique, os erros de venda de produtos esgotados praticamente serão extintos. O resultado é maior dinamismo na gestão e uma experiência de consumo melhorada.

Deixe o setor de logística organizado

A organização é um verdadeiro desafio para a logística. Afinal, estamos falando de, pelo menos, três subsetores dentro desta área, sendo eles: armazenamento, transporte e gestão de mercadorias. Cada um desses pilares precisa de uma gestão individual, mas de maneira geral, os três precisam estar devidamente integrados uns aos outros.

Indiscutivelmente, a automação é o primeiro passo para essa organização. Ter um software de gestão logística permite controlar entrada e saída, monitorar o armazenamento, do recebimento ao despacho, e ainda controlar transporte. Esta última etapa, de preferência, com integração à empresa que fará o envio.

A organização vai garantir que nenhum pedido seja negligenciado, além de garantir um controle rigoroso em relação às mercadorias que a empresa gerencia em seu estoque. Do contrário, há riscos não só de um serviço ruim na venda ao cliente, mas também na perda de itens do inventário.

Escolha o responsável pela logística

Uma pessoa precisa centralizar a gestão logística, sendo a grande mente por trás não só da liderança dos setores da operação, mas também para tomar decisões. Em uma estrutura logística altamente digitalizada, os dados de desempenho são muito comuns. É fundamental saber como usá-los para propor melhorias e ajustes no trabalho realizado.

Um gestor de logística precisa ser alguém experiente e capaz de entender as demandas do negócio, considerando cada uma das etapas do trabalho. Assim, há maiores certezas de que a operação será organizada e gerida da melhor maneira. É necessário não só evitar problemas, mas também detectar oportunidades para propor melhorias estratégicas.

A pessoa responsável pela gestão logística precisa também estar capacitada a se manter à frente de uma operação de e-commerce. Há algumas necessidades muito específicas neste mercado, então a experiência prévia conta muito. Conhecer o segmento, suas exigências e, principalmente, o que o consumidor espera são fatores essenciais.

Atualize os inventários

Os inventários precisam estar sempre devidamente atualizados, uma vez que isso vai ser decisivo para a empresa conseguir manter sua operação funcionando de forma dinâmica. Quando isso não acontece, a empresa pode enfrentar dificuldades e problemas como:

  • produtos ficam “esquecidos” no estoque;
  • a empresa deixa de vender produtos que nem mesmo sabe que tem;
  • a empresa corre o risco de vender um produto mesmo sem tê-lo.

Antes de falar de tecnologia, é importante contemplar empresas de pequeno porte que talvez não tenham recursos financeiros para investir em uma plataforma de gestão. Nesses casos, pode ser que o trabalho aconteça de maneira manual. Nesses casos, mais do que nunca, organização e trabalho minucioso são necessários.

A atualização dos inventários feita de maneira manual requer muita dedicação e o uso de uma ferramenta simples, como uma planilha online. Agora, se seu negócio pode investir, uma solução de gestão logística faz toda diferença.

Envie notificações ao cliente

O consumidor não gosta de passar muito tempo sem nenhuma atualização sobre o produto que comprou. Na verdade, uma das características das pessoas que compram na internet é ter pressa, o que faz com que se comportem com certa ansiedade. Esse consumidor quer saber cada passo do seu produto até que chegue na sua casa.

Portanto, uma comunicação adequada consiste em fazer notificações de maneira progressiva desde o momento de finalização da compra. É importante atualizar o consumidor sobre etapas como:

  • pedido realizado;
  • compra aprovada;
  • compra em separação;
  • pedido enviado à transportadora;
  • pedido a caminho;
  • pedido saiu para entrega;
  • pedido chegou.

Esta última notificação precisa ser seguida de um contato para a avaliação do processo. Assim, você mostra ao seu consumidor que está preocupado com a experiência. De quebra, ainda consegue captar feedbacks estratégicos para melhorar sua logística.

Calcule o valor do frete corretamente

O valor do frete é uma informação decisiva na hora de o consumidor fechar uma compra. Se essa pessoa não consegue saber o quanto pagará pela entrega do produto, certamente não vai fechar negócio. Portanto, o ideal é que seu site consiga entregar essa informação de maneira dinâmica e totalmente disponível para o consumidor.

O melhor recurso nesses casos é disponibilizar uma calculadora de frete automática. Assim, o consumidor insere seu CEP e consegue descobrir quanto custará o frete de determinado produto para sua localidade. Dar autonomia ao consumidor é fundamental para ter uma experiência de consumo mais qualificada para sua empresa.

Automatizar o cálculo do frete é também importante para que a empresa não precise arcar com custos extra que não foram devidamente conhecidos. Portanto, a calculadora considera todos os fatores a partir do produto e da localidade do destinatário, definindo o valor exato que precisará ser pago pelo consumidor.

Utilize embalagens de qualidade

Saber como fazer entregas de loja virtual passa também por pensar em muitas variáveis que envolvem essa atividade. Uma delas é a necessidade de oferecer proteção ao produto que será enviado. O mínimo que o consumidor espera é que o item adquirido chegue para si nas melhores condições possíveis e sem nenhum tipo de avaria.

Dessa forma, investir em boas embalagens garante que o produto seja preservado, evitando tanto a insatisfação do consumidor quanto possíveis prejuízos à empresa. Atente-se ao item em questão que é enviado, tendo em vista que uns precisam de maior cuidado do que outros. Assim, você os embala da melhor maneira possível.

As embalagens podem também ter importante papel no branding da marca, principalmente quando levam o logo da empresa estampado. Pense em como você pode aliar segurança e proteção à publicidade. Há boas fornecedoras no mercado que conseguem produzir embalagens personalizadas para seu negócio.

Permita o rastreamento da entrega

O rastreamento é uma mecânica muito comum para qualquer tipo de envio, sendo praticamente uma exigência do consumidor. Portanto, sua empresa talvez não precise se preocupar tanto com o fato de ter ou não, já que é muito provável que o método de envio ofereça. A grande questão é como você pode facilitar ao máximo o acesso a esse código.

Primeiramente, é necessário fazer o envio dos códigos assim que os Correios ou transportadora informá-los ao negócio. Assim, você repassa o mais rápido possível ao consumidor, que faz o monitoramento da maneira que bem entender. É fundamental dar ao cliente essa capacidade de controlar o envio de modo constante e progressivo.

Outra preocupação importante é sobre facilitar ao máximo a disponibilização do código. Você pode enviar por canais como:

  • e-mail;
  • WhatsApp;
  • SMS.

Lembre-se também de deixar esse código visível na área de pedidos de usuários no seu site. Quanto mais esse código for de fácil acesso, melhor para a experiência de consumo.

Facilite a logística reversa

Saber como fazer entregas de loja virtual é tão importante quanto estruturar uma logística reversa. Afinal, as pessoas querem o máximo de agilidade possível quando precisam devolver ou trocar um produto. Por parte da empresa, saber como estruturar uma atividade de retorno de mercadorias ajuda a manter esse processo satisfatório.

Parte do trabalho consiste em facilitar ao máximo a entrega de informações. Por isso, é recomendável que sua empresa disponibilize uma página no site que trate sobre a política de troca e devolução de itens. Nesse conteúdo, a marca deve explicar de maneira detalhada e precisa como o consumidor pode fazer a devolução ou a troca de sua mercadoria.

O ideal é que clientes nunca se sintam em uma situação difícil na hora de devolver ou trocar um produto que compraram. Se isso acontecer, pode ser sinal que a empresa tenta dificultar a logística reversa ou simplesmente não se preocupa o suficiente com ela. O ideal é estruturar um bom processo, que seja simples ao consumidor, e facilitar ao máximo o acesso às informações.

Prepare o time de logística

Nossa lista de dicas de como fazer entregas de loja virtual termina com uma importante orientação: prepare as pessoas do seu time de logística para trabalharem no melhor nível possível. De nada vai adiantar exigir o máximo de organização e eficiência dos colaboradores se a empresa nunca deu suporte na qualificação e desenvolvimento técnico.

Além de disponibilizar recursos de boa qualidade dentro das possibilidades do negócio, é fundamental investir também em preparação e treinamento. O aprendizado será decisivo para que colaboradores aprendam boas práticas, saibam como trabalhar dentro de processos logísticos bem estruturados e entendam como utilizar softwares de automação do setor.

Mesmo que sejam poucas pessoas a cuidar da logística, essa qualificação é fundamental. Se há poucos recursos financeiros para investir, busque conteúdos na web, como posts, apostilas, e-books, webinars e o que mais estiver à disposição. Esses materiais serão de grande ajuda para que funcionários se desenvolvam e entreguem o nível mais alto de desempenho na logística.

Agora você já tem uma ideia de como fazer entregas de loja virtual! As 11 dicas ao longo deste conteúdo foram bastante técnicas, mostrando soluções e boas práticas, mas também orientando sempre a partir do ponto de vista de experiência do consumidor. Aliar esses pontos vai garantir um serviço incrível.

Que tal agora se aprofundar um pouco mais em uma das dicas que tratamos no conteúdo, a logística reversa? Saiba como é importante e entenda como colocar em prática.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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