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Como conseguir mais seguidores no Instagram: 10 passos simples para engajar o seu perfil comercial

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Entender como conseguir mais seguidores no Instagram é algo desafiador. Ao mesmo tempo que um número alto pode ser atrativo, isso não significa resultados. Portanto, conquistar mais seguidores precisa ser um trabalho estratégico.

As redes sociais são feitas de números. E por isso, é claro, você já deve ter se perguntado em algum momento como conseguir mais seguidores no Instagram. Afinal, a ideia é clara: se a loja virtual tem mais seguidores, então há mais pessoas interessadas no negócio e, melhor ainda, o acompanhando de perto. Mas será que é sempre assim?

Sem dúvidas, seguidores são sempre uma boa métrica. Sua loja precisa de pessoas acompanhando diariamente o que você posta no Instagram. Além disso, seguidores podem representar pessoas que são fiéis não só ao seu produto, mas também à marca e ao que ela representa.

Então, é preciso avaliar quando esses seguidores têm valor e quando eles não passam de números. Neste post, ajudaremos você com isso. Entenda as vantagens de ter um alto número de seguidores, o quanto se preocupar com isso e veja como conquistar mais.

Devo me preocupar com o número de seguidores?

Os seguidores são de grande importância para as marcas. Afinal, quanto mais pessoas acompanham sua empresa no Instagram, maiores as chances de gerar vendas. Essa relação parece bem simples e, na verdade, ela é verdadeira. É por isso que tantas pessoas empreendedores buscam saber como conseguir mais seguidores no Instagram.

Dito isso, há outra questão para refletir: será que é necessário se preocupar com o número de seguidores o tempo todo, ou considerar isso a métrica mais importante de um negócio? É justamente esse foco excessivo nesses números que pode desvirtuar as coisas. O grande problema é que nem todo mundo entende essa relação.

O que você precisa realmente considerar é o seguinte: o número de seguidores de uma loja virtual no Instagram não significa nada se o engajamento é baixo. Isso significa que o número não vai representar interesse pela marca e seus produtos se essas pessoas realmente não acompanham suas redes e interagem com seus conteúdos.

Métricas de vaidade podem iludir pessoas empreendedoras

O número de seguidores no Instagram é considerado por muitos especialistas uma métrica de vaidade. Isso significa que empresas enxergam esse dado de maneira muito mais importante do que ela é, muito mais para inflar o ego do que gerar resultados. Afinal, ter 1 milhão de seguidores, por exemplo, não significa que há o mesmo número de clientes.

Quem está empreendedor não pode deixar de se iludir. Conquistar mais seguidores é sim importante, mas isso precisa acontecer de maneira natural. Portanto, é importante ter, de fato, algo que chame atenção de pessoas consumidoras e as atraia. Assim, seguidores serão pessoas que gostam da marca e estão mais propensas a consumir.

O foco precisa ser sempre no engajamento

O momento em que empresas percebem o quanto o número de seguidores pode não ser tão importante é quando avaliam o engajamento, cruzando números. Por exemplo, imagine que uma empresa com 20 mil seguidores poste uma enquete. Nesse story, no entanto, houve apenas 5 mil respostas, ou seja, a interação foi muito abaixo do número de seguidores.

Quando isso acontece, o cenário é claro: a empresa tem muito mais seguidores inativos, que não ligam para o conteúdo, do que aqueles que realmente gostam da marca, a acompanham e interagem nas publicações. Ou seja, o engajamento está baixo e, dessa forma, não é possível garantir que a marca está forte, estável e com bons volumes de vendas.

Vale a pena comprar seguidores?

Não. A resposta pode parecer um tanto quanto “seca”, mas essa é uma questão realmente inegociável se você quer ter sucesso com a sua marca. É que conseguir mais seguidores no Instagram é sim algo importante, mas é essencial que isso seja feito de maneira natural, conquistando pessoas pelo que sua empresa é capaz de entregar.

Nesta situação, voltamos novamente à questão do engajamento. Se você compra seguidores, geralmente são pessoas que nunca viram sua marca ou, em muitos casos, apenas bots. Ou seja, robôs não interagem, não engajam e não compram. Nesse caso, você só vai chamar atenção pelo número de seguidores, mas não dá para tirar muita coisa a partir disso.

Se você estiver pensando no impacto que o número causa, aí sim, não podemos negar que é algo relevante. Entretanto, isso não é suficiente para fazer com que pessoas se engajem pela marca. Pode ser que elas sigam porque há um número alto de seguidores, mas se o conteúdo é ruim, elas não ficam, não interagem e não compram.

Não podemos deixar de citar também que a compra de seguidores é uma infração às diretrizes do Instagram. Por conta disso, a plataforma faz um trabalho ativo de busca e detecção de contas que têm seguidores comprados. Quando identifica isso, o Instagram passa a punir essa empresa reduzindo o alcance de suas publicações.

Comprar seguidores é um investimento que traz pouquíssimo, ou quase nenhum, retorno. Tratam-se de números vazios, algo que você não precisa, e ainda há o risco de prejudicar a capacidade de seus posts alcançarem seus clientes reais. Ou seja, é muito melhor trabalhar arduamente, com um planejamento, para crescer aos poucos e de maneira orgânica.

Quais são as vantagens de ter mais de 10 mil seguidores?

É possível que sua intenção de saber como aumentar seguidores no Instagram tenha como objetivo principal alcançar a marca de 10 mil. Para muitas pessoas, esse é o número mágico que vai mudar tudo. Se considerarmos os recursos e os impactos que podem ser gerados com 10 mil seguidores, sem dúvidas, é um objetivo importante

Links nos stories

A principal vantagem em alcançar essa marca é o link no stories. Antes popularmente conhecido como “arrasta para cima”, o Instagram mudou o formato de interação e, em vez de ter que deslizar a tela, agora basta que usuários cliquem em uma tag de link que pode ser posicionada nos stories.

Só tem direito a utilizar essa função os perfis que são contas comerciais e que chegaram à marca de 10 mil seguidores. Portanto, para empresas, há muitos pontos positivos em ter acesso ao link nos stories. As principais vantagens são:

  • direcionar seguidores diretamente para seu e-commerce;
  • postar links de produtos;
  • criar conteúdos sobre produtos e, no mesmo story, inserir o link direto para ele, gerando mais chances de conversões.

Maior visibilidade

Há algum tempo, ter 10 mil seguidores era também um requisito para conseguir um perfil verificado, seja como influenciador/criador de conteúdo, seja como empresa. Atualmente, o Instagram retirou essa exigência, mas ainda assim, um alto número de seguidores pode ser relevante. Com esse impacto, marcas ganham, acima de tudo, credibilidade.

Isso é ainda mais importante se falamos de empresas de pequeno porte. Em empresas desse tamanho, 10 mil seguidores pode ser considerado um número realmente de destaque. Portanto, se você consegue criar uma boa relação com todas essas pessoas, o engajamento virá e, possivelmente, suas vendas vão bombar.

Quais são os 10 passos que ajudam a conseguir mais seguidores?

Saber como conseguir mais seguidores no instagram, desde que isso seja feito da maneira certa. Assim, sua marca não vai aumentar apenas um número, mas sim, conseguir ter maior relevância no segmento de mercado e, principalmente, junto ao público. Esse é o único caminho para ter um Instagram que gere grandes resultados.

O trabalho é gradual e deve ser pensado em muitas etapas. É importante começar entendendo o público, então preparando adequadamente o perfil da sua empresa na rede social e, por fim, manter uma atividade contínua de criação de conteúdo e engajamento. Aí sim, você vai conquistar cada vez mais seguidores e transformá-los em compradores.

A seguir, mostraremos passo a passo como conquistar esse objetivo. Acompanhe!

Conheça o seu público-alvo

Esse é um trabalho importante e que deve ser a base de todo o restante das ações nas redes sociais. Seu público-alvo são as pessoas que vão se interessar pela sua marca, seguir sua empresa e, posteriormente, se tornar clientes. A questão é que você deve entender, primeiramente, o que essas pessoas esperam de uma empresa como a sua.

Isso passa por diversos fatores, como tipo de publicação, tom de voz de marca, frequência de postagens, produtos favoritos, entre outros pontos. Então, sua pesquisa deve ser feita com precisão. Uma boa sugestão é tentar observar marcas nas quais você se inspira e deseja que a sua seja similar. Mas lembre-se: não copie nada!

Descubra o que seu público quer ver

Se você já tem um público seguidor, independentemente se é pequeno, uma ótima ideia é realizar pesquisas de preferências. Para isso, use recursos do Instagram, como a caixa de perguntas em busca de sugestões e até mesmo as enquetes. A partir disso, você entenderá o que essas pessoas gostam e poderá engajar mais não só com elas, mas com o público-alvo em geral.

Considere os resultados dessas enquetes e pesquisas uma base de informações valiosas. Organize tudo que foi captado para que, a partir dali, você possa repensar o conteúdo e o formato de suas publicações de conteúdo. A ideia é que você consiga moldar cada vez mais essa oferta e, desse modo, se comunicar melhor com seu público-alvo, o que vai trazer mais seguidores.

Tenha domínio sobre o assunto do qual você fala

Nas relações com marcas e perfis nas redes sociais, as pessoas buscam uma experiência realmente enriquecedora. Há muitos modos de conseguir isso, principalmente com a oferta de conteúdo. Portanto, não se mantenha apenas na linha editorial divertida e engraçada. Para isso, sua empresa precisará mostrar autoridade na hora de se posicionar.

Criar conteúdo qualquer marca pode fazer atualmente. O grande diferencial é o quanto esses conteúdos mostram o quanto sua empresa é realmente uma autoridade no mercado. Portanto, seja capaz de entregar conteúdos que ensinam, educam e que, acima de tudo, transmitem confiança. É essa sensação que consumidores buscam antes de seguir uma loja no Instagram.

Aposte em um perfil profissional, completo e competitivo

Pense como uma pessoa consumidora: você prefere comprar de um perfil de uma pessoa que nunca viu ou de um perfil de uma empresa que se posiciona de maneira profissional? É claro que a segunda opção é a escolhida e, assim como você, muitas outras pessoas vão se sentir mais seguras para se relacionar comercialmente com uma empresa.

Consumidores podem até seguir pessoas que vendem produtos, mas elas talvez não confiem em alguém em vez de uma empresa. Ou seja, você não conseguiria gerar vendas. Portanto, pense sempre em um perfil profissional, rico em informações e posicionado como uma empresa séria. Isso chama muita atenção do seu público e, rapidamente, você vai ganhar mais seguidores no Instagram.

Utilize a geolocalização na bio

Uma das principais dicas sobre como conseguir mais seguidores no Instagram comercial é mostrar às pessoas que você está em um local. Pode parecer algo óbvio, mas é que a internet nem sempre traz essa certeza com a transparência necessária. Ou seja, se você mostra onde está, as pessoas se sentem mais seguras em se relacionar com sua marca.

O recurso que garante essa localização mais exata de onde sua empresa está é a geolocalização que o Instagram permite fazer em integração com o Google. Essa informação pode ser posicionada na bio do perfil da sua empresa no Instagram. Assim, as pessoas conseguem enxergar uma empresa séria, que realmente existe, o que é o primeiro passo para ganhar novos seguidores e, futuramente consumidores.

Use CTA para engajar o seu público

CTA é uma sigla para Call to Action, do inglês, “Chamada para Ação”. Basicamente, são frases utilizadas para convidar seu público a executar uma atividade qualquer, é claro, em benefício dele ou da sua empresa. Portanto, esses CTAs precisam estar o tempo todo em seus conteúdos e publicações, sempre direcionando essas pessoas para fazer algo.

Os CTAs funcionam muito bem para quem já é seguidor, nesse caso, solicitando que essas pessoas interajam com posts ou acessem links de produtos. No entanto, você também pode usar a estratégia para chamar pessoas para seguir sua página, mostrando quais vantagens elas terão se fizerem isso. Ou seja, convide para a ação, mas também mostre porque isso será vantajoso.

Poste com frequência e constância

Se você quer saber como aumentar seguidores, precisa começar a entender que as pessoas querem conteúdo. Mais do que isso, elas querem saber se sua marca está realmente trabalhando para trazer novidades, produtos interessantes e uma relação vantajosa. Do contrário, por que esses usuários e possíveis clientes seguiriam o perfil da sua empresa?

Um dos grandes segredos no engajamento e relacionamento com o público é a constância. Isso significa que você deve postar sempre e fazer isso com qualidade toda vez. Lembre-se de que é essa forma de lidar com as redes sociais, ou seja, mostrando interesse, que vai fazer com que essas pessoas vejam sua marca como capacitada a entregar a elas algo realmente legal!

Interaja com seus clientes

Interações são importantes para conquistar engajamento. Hoje, as pessoas usuárias de redes sociais esperam mais do que bons posts e conteúdo relevante. Isso pode funcionar muito bem, mas se você tem uma empresa, seus seguidores querem se sentir parte dela, ainda que apenas como espectadores. Interagir é o que vai permitir essa aproximação maior, o que vai resultar em mais vendas.

Pode ser difícil interagir, principalmente, se você tem muitos seguidores, mas encare isso como uma tarefa obrigatória. Portanto, responda comentários, curta-os e reposte fotos de pessoas com seus produtos e que marcaram seu perfil. Essas e outras ações de interação chamam muita atenção, mostram que sua marca é uma empresa acessível e faz com que as pessoas se apaixonem por ela!

Aposte em hashtags relevantes

As hashtags não são apenas tags descritivas sobre os temas dos conteúdos que você posta. Elas também são uma forma de encaixar suas publicações dentro de uma categoria. Portanto, se você vende sapatos e usa a hashtag “#sapatos”, pessoas que se interessam pelo assunto, ou estão em busca de novas marcas, acham suas publicações ao acessarem a hashtag.

Dessa maneira, você consegue expor sua empresa para milhares, às vezes até mesmo milhões, de pessoas interessadas no que você tem para mostrar. Naturalmente, esse é um mecanismo muito preciso e segmentado para atrair público que quer comprar o que você vende. Assim, você ganha seguidores qualificados que podem se tornar clientes da sua empresa.

Invista em marketing de influência

Uma ótima forma de fazer as pessoas conhecerem sua marca é associá-la a personalidades e influenciadores que têm bom alcance. Porém, não basta ligar sua empresa a qualquer pessoa. É importante que sejam figuras influentes dentro do público-alvo que realmente importa, ou seja, o que vai se interessar pela sua marca.

O marketing de influência é uma estratégia muito eficaz e precisa para conquistar mais seguidores de maneira estratégica. Essas pessoas realmente terão interesse pela sua empresa e, se o conteúdo for bom, elas irão se engajar e, futuramente, comprar da sua marca.

Saber como conseguir mais seguidores no Instagram não é dos mais difíceis desafios. É claro que há um bom trabalho a ser feito, sempre baseado em estratégia. Mas acredite: com as dicas deste post, tudo ficará mais fácil!

Quer tornar o seu Instagram um grande vendedor? Então leia esse conteúdo especial que preparamos para você e transforme o Instagram da sua loja.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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