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Gestão

Como calcular a margem de lucro de um produto: conceito, fórmula e passo a passo para calcular

Aprenda como calcular margem de lucro de um produto

Veja o que você irá encontrar neste artigo

A margem de lucro é a diferença entre o faturamento da sua empresa e a venda dos seus produtos ou serviços. Ou seja, é a porcentagem de um produto que corresponde ao lucro da empresa que a comercializa.

Quando você decidiu abrir a sua empresa, provavelmente o seu desejo era:

  1. realizar um sonho;
  2. alcançar a independência financeira;
  3. ou então ser o seu próprio chefe.

Nós estamos certos?

No entanto, é importante saber que empreender, apesar de ser incrível, não deve se basear apenas em sonhos e metas irreais.

Afinal de contas, muitas pessoas precisam de você, como os seus funcionários, e os seus impostos, tributos e fornecedores ainda precisam ser pagos.

Isso significa que a partir de agora você também precisa acompanhar as metas de vendas da sua empresa, a porcentagem de lucro, entregas e muito mais.

Mas não se desanime, de pouquinho em pouquinho você aprenderá todos os assuntos mais burocráticos e, em pouco tempo, terá conhecimento suficiente para lidar com todas as áreas da sua empresa.

Por isso, um dos primeiros temas que você deve aprender e já começar a colocar em prática é a margem de lucro.

A seguir, você entenderá o que é a margem de lucro, como e porquê ela deve ser aplicada no seu negócio e um passo a passo completo para calcular agora mesmo. Veja a seguir.

Entenda o que é margem de lucro

Lucro bruto

O lucro bruto se trata da receita total da sua empresa, subtraindo o custo das mercadorias que foram vendidas. Veja a equação:

Lucro bruto = Receita de venda de mercadorias – Custo de mercadorias

Por exemplo:

Se você pagou R$ 6.000 pelas suas mercadorias e as vendas totalizaram R$ 20.000. Então, faremos o seguinte cálculo.

20.000 – 6.000 = 14.000

Valor total do lucro bruto = R$ 14.000

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Lucro operacional

Se tratando do lucro operacional, este representa a sua receita total, subtraindo as despesas comerciais. Veja:

Lucro operacional = Receita total – Despesas comerciais

Mas antes, o que são as despesas comerciais?

  • despesas do dia a dia para administrar a empresa;
  • despesas administrativas;
  • depreciação;
  • amortização;
  • despesas operacionais;
  • custos de bens vendidos.

Agora vamos ao exemplo:

Vamos imaginar que você pagou um extra de R$ 1.200 pelas despesas operacionais, além dos custos das mercadorias (que, se pegarmos o exemplo anterior, dará R$ 6.000).

Sendo assim: 6.000 + 1.200 = 7.000

Lucro operacional = 20.000 – 7.200 = 12.800

Lucro operacional: R$ 12.800

Lucro líquido

Por fim, o lucro líquido se refere a rentabilidade da sua empresa e o cálculo é feito da seguinte forma:

Lucro líquido = Receita total – Todos os custos (produtos vendidos, despesas operacionais, juros impostos, ações preferenciais e amortizações das dívidas)

Vamos pensar que estes são os números da sua empresa no último mês:

  • Receita total: R$ 20.000
  • Valor pago em mercadorias: R$ 6.000
  • Despesas operacionais: R$ 1.200
  • Pagamento de juros: R$ 500

Portanto:

Lucro líquido = 20.000 – 7.700 = 12.300

Lucro líquido = R$ 12.300

Saiba como a margem de lucro é aplicada no preço

Se você ainda não entendeu, saiba que a margem de lucro é extremamente importante para o seu negócio, pois é um dos indicadores que informa o seu nível de competitividade com o mercado.

Este indicador também ajudará você a nortear as suas estratégias de vendas e precificação, além de mostrar quais são aqueles produtos mais lucrativos. Os famosos “carros-chefe”, sabe?

Tendo esta visão, será muito fácil fazer os investimentos certos nos produtos certos para que, finalmente, eles vendam mais.

Quando falamos do preço final de um produto, então, a margem de lucro também ajuda a definir um valor justo, que se alinha ao mercado, agrada os clientes e cobre os custos da empresa.

Em outras palavras: a margem de lucro vai ajudar a sua empresa a evitar prejuízos.

Vamos pensar neste exemplo:

Você possui uma loja de roupas e, ao fazer o cálculo da margem de lucro em todos os seus principais produtos, percebe que alguns deles possuem uma ótima margem de lucro, enquanto outros estão muito abaixo do esperado ou quase zero.

O que isso significa?

Em primeiro lugar, você pode observar os produtos que têm mais saída e realizar investimentos ou promoções para que eles vendam mais.

E em segundo lugar, analisar os produtos com baixa margem de lucro para entender a razão deste resultado ou se o preço aplicado está correto e cobre as suas despesas.

Sem este cálculo, você estaria trabalhando no escuro e, provavelmente, tendo prejuízo. Percebe a importância deste indicador?

Conheça a fórmula da margem de lucro e como utilizá-la

Agora que você já entende como realizar o cálculo do lucro bruto, ficará muito mais fácil compreender a fórmula da margem de lucro.

Afinal, a margem de lucro é definida a partir da relação entre o lucro bruto e as receitas totais da sua empresa. Veja:

Margem de lucro = Lucro bruto / Receitas totais X 100

Se nós pegarmos os números dos exemplos utilizados anteriormente, então saberíamos que o lucro bruto representa R$ 14.000, enquanto as receitas totais representam R$ 20.000.

Sendo assim:

Margem de lucro = 14.000 / 20.000 = 0,7

Margem de lucro = 0,7 X 100 = 70

Margem de lucro = 70%

Ou seja, no final do cálculo, descobrimos que a margem de lucro desta empresa fictícia é de 70%.

Veja como calcular a margem de lucro de um produto

Encontre o lucro bruto

Como já vimos anteriormente, primeiro você precisa encontrar o lucro bruto. Para isso, basta seguir a fórmula abaixo:

Lucro bruto = Receita de venda de mercadorias – Custo de mercadorias

Divida o lucro bruto pela receita

Depois de encontrado o valor do lucro bruto, você deve dividi-lo pela receita total da sua empresa. Veja:

Lucro bruto / Receita total

Identifique a porcentagem

Quando fizer esta divisão, você terá um número final que deve ser multiplicado por 100.

Valor resultado da divisão X 100 = Porcentagem

Calcule a margem de lucro 

Pronto! O valor da porcentagem é o número que representa a sua margem de lucro atual, com base nos números do seu lucro bruto, receita total, custos e outros dados relevantes.

Descubra se a margem de lucro é satisfatória

Área de atuação do negócio

Para compreender se a sua margem de lucro é realmente, você não pode levar em consideração apenas os números por si só, afinal existe todo um contexto envolvido nesses resultados.

Um deles é a área de atuação da sua loja e o mercado onde você atua.

Um exemplo muito claro disso é a diferença entre uma loja de varejo, como marcas mais populares, com uma loja de luxo, como marcas de jóias finas.

Nestas situações, a marca mais popular vai vender bastante, por conta do seu preço baixo. No entanto, por conta também do preço, a sua margem de lucro será menor em relação aos seus produtos.

Isso acontece ao contrário quando falamos de uma marca de jóias finas. Por ter um preço mais elevado, ela venderá menos, mas terá uma margem de lucro maior em relação ao número de vendas.

É claro que, apesar dos exemplos trazidos, você não deve levar em conta somente a venda de produtos, pois ainda existem variações nos custos e em cada tipo de empresa.

Portanto, a dica simples: enxergue todo o contexto do seu negócio, antes de tomar decisões.

Classificação dos custos

Os custos são, de forma geral, tudo o que a sua empresa gastou para produzir as mercadorias ou prestar os serviços.

Porém, esses custos podem (e devem) ser classificados, a fim de garantir a organização das suas finanças e, é claro, garantir que a sua margem de lucro será satisfatória.

Veja como os custos podem ser classificados:

  • Custo fixo: são os gastos mensais, ou seja, aqueles pagamentos que não mudam mesmo que as vendas estejam baixas. Esses custos fixos podem ser o aluguel da loja, mensalidade da plataforma ou site, salário dos funcionários, etc;
  • Custo variável: diferente dos custos fixos, os custos variáveis sofrem alterações a curto prazo e podem mudar a cada mês. Esses custos podem ser os tributos pagos, a matéria-prima, insumos, etc;
  • Custo direto: já o custo direto se refere àquele para o qual é fácil atribuir um valor. Esses custos podem ser a matéria-prima ou a mão de obra direta, por exemplo, que são mensuráveis sem dificuldade;
  • Custo indireto: neste caso, os custos indiretos são difíceis de atribuir um valor. Um exemplo seria o custo exato da água ou da energia para produzir uma mercadoria. Se não é tão simples de mensurar, então é custo indireto.

Percebe como existem diversas classificações diferentes? Agora cadastre todos os seus custos em uma planilha ou sistema digital e, ao final, perceba como será mais fácil tomar as decisões certas para o seu negócio.

Afinal, você terá dados reais e atualizados, que facilitará os seus cálculos e também a obtenção de uma visão clara da saúde financeira da sua loja.

Por outro lado, caso haja algum problema, erro ou sinal de que o caixa está prestes a ficar negativo, você poderá ver com antecedência e encontrar as melhores soluções para evitar o pior.

Análise de compatibilidade com o mercado

Por fim, entender se os seus produtos são compatíveis com o mercado em que você atua, também é algo a se pensar para ter certeza de que a margem de lucro é satisfatória.

Afinal de contas, de nada adianta você tentar vender itens de luxo para um público que não tem o menor interesse nisso ou não tem dinheiro suficiente para pagar. Tudo isso deve ser levado em consideração!

No final das contas, você vai achar que a sua margem de lucro está longe da meta a ser atingida, mas na verdade o problema não tem nada a ver com as vendas, marketing ou com os seus cálculos, mas sim com a estratégia de negócios.

Por isso, seremos repetitivos, observe sempre todo o contexto da sua empresa, da sua estratégia e do mercado em que atua antes de tomar qualquer decisão.

Afinal, a margem de lucro é um dado que, sozinho, não vai oferecer, com eficiência, uma visão completa da saúde financeira da sua empresa. É preciso se esforçar e analisar mais números.
Agora que você já entende como calcular a margem de lucro da sua loja, é hora de aprender a calcular o preço de vendas online. Você sabe a diferença? Confira o passo a passo neste artigo. Boa leitura!

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Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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